Cinco produções brasileiras concorrem ao Emmy Internacional em 2014

Por Vicente Pardo

Foram divulgados na última terça-feira (13), durante a feira anual Mipcom em Cannes, na França, os finalistas do prêmio Emmy Internacional. A premiação, considerada pelos críticos o Oscar da televisão internacional, tem cinco produções brasileiras na disputa de diferentes categorias.

Além disso, o CEO e presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho receberá o prêmio especial “Personalidade Mundial da Televisão” durante a cerimônia, que acontecerá no dia 24 de novembro, em Nova York. Matthew Weiner, criador da série de televisão norte-americana “Mad Men”, também receberá uma homenagem durante o evento.

Bruno Gagliasso e Bianca Bin na novela "Joia Rara". Foto: Reprodução (http://goo.gl/M6Hjs3)

Bruno Gagliasso e Bianca Bin na novela “Joia Rara”. Foto: Reprodução (http://goo.gl/M6Hjs3)

Das cinco produções brasileiras que concorrem ao Emmy Internacional, três delas pertencem a Rede Globo. A novela “Joia Rara”, exibida entre setembro de 2013 e abril de 2014 concorre na categoria “Telenovela”. A obra estrelada por Bruno Gagliasso e Bianca Bin enfrentará produções de países como Canadá, Portugal e Filipinas na disputa do prêmio.

Na categoria voltada as produções de comédia, a série “A Mulher do Prefeito”, estrelada por Tony Ramos e Denise Fraga, aparece como principal concorrente ao lado da australiana “Please Like Me”, a segunda temporada da série belga “Wat Als?” e “Late Night News with Loyiso Gola”, da África do Sul. Por fim, a minissérie da Rede Globo “Alexandre e Outros Heróis” concorre na categoria voltada a produções especiais para a TV.

O reconhecimento internacional para as produções nacionais não se atém somente às obras de ficção. “O Infiltrado”, série brasileira do canal por assinatura The History Channel, concorre na categoria “Entretenimento sem script”. A série de programas mostra o jornalista Fred Melo Paiva se infiltrando em diferentes mundos e abordando temas relacionados a eles, como religião, política e segurança.

O último representante brasileiro, que aparece na categoria “Documentário”, é a produção do “De Volta”, do canal Futura. O registro acompanha quatro dias de liberdade na vida de presidiários, os reencontros com as famílias e a forma como eles lidam com o mundo fora da prisão durante um curto espaço de tempo. “De Volta” tem como concorrentes documentários do Reino Unido, Suécia e Coréia do Sul.