Cultura e arte marcam ocupação na escola Walter Thofehrn

Por Gabriela Schmalfuss Borges

(Foto: Júlio Milech)

Poesia, arte e cultura têm sido instrumentos utilizados pelos/as ocupantes do Instituto de Educação Estadual Dr. Walter Thofehrn, em São Lourenço do Sul, para reivindicar seus direitos.

No sábado à tarde (04), cerca de quarenta pessoas, entre integrantes do movimento e a comunidade escolar participaram da oficina de stencil e pintura “Juventude, resistência e democracia” na escola, oferecida pelo Coletivo Feminista do Campus São Lourenço da FURG (Universidade Federal de Rio Grande). O objetivo era debater questões relacionadas ao gênero e ao empoderamento feminino, tendo em vista que o movimento de ocupação é composto em sua maior parte por adolescentes meninas.

Para a professora Carla Lubke, criatividade, afeto e conhecimento – necessários para a transformação da realidade – foram elementos encontrados durante a realização da ação.

Sobre a ocupação:

A ocupação, que teve início no dia 23 de maio, tem como principais reivindicações a busca de melhorias na educação e no transporte escolar, e apoio à greve dos professores da rede estadual. Para o grupo, a primeira necessidade é que o transporte escolar volte à normalidade para que alunos do interior e bairros afastados possam voltar às aulas. No dia 16 de maio o transporte escolar foi cancelado devido à greve estadual e, para que os/as alunos/as pudessem assistir às aulas e voltar para suas casas, os turnos de aulas foram reduzidos de 50 para 30 minutos.

Informações sobre a ocupação e atividades desenvolvidas na escola pelo movimento podem ser conferidas na página do movimento.