Cuidado: uso contínuo de eletrodomésticos é a principal causa de incêndios domiciliares

Por Ariadne Siqueira

 

Imagem: reprodução (www.ibacbrasil.com/)

Imagem: reprodução (www.ibacbrasil.com/)

Com temperaturas que dificilmente baixam de 25°, este verão é considerado um dos mais quentes dos últimos tempos. Constantemente equilibradas com chuvas, que mantém a umidade do ar, as altas temperaturas não podem mais ser consideradas a principal causa de incêndio. Essa função se dá, agora, à população que não toma as medidas necessárias de precaução.

Com o calor, todos os materiais aquecem e, se não houver um cuidado, os riscos de incêndios são altíssimos. O 3º sargento do Corpo de Bombeiros de Pelotas, Itajar Garcia, atende, em média, uma ocorrência de incêndio domiciliar ao dia. Ele explica que as principais causas desse tipo de acontecimento é o tempo de uso de utensílios domésticos. A tendência nessa época do ano é o uso contínuo de ventiladores, ar-condiconado e outros eletrodomésticos para proteger-se da grande onda de calor, mas a falta de acompanhamento desses eletros pode ter severas conseqüências.

Problemas nas fiações elétricas, também, são causas comuns de incêndio. Sobrecarregar uma tomada pode gerar curtos circuitos. Esse curtos podem principiar fogo não só nos aparelhos, como na própria fiação elétrica.

Além dos danos materiais, incêndios causam sérios problemas de saúde em função da inalação de fumaça e fuligem. A fumaça entra junto com o oxigênio em nosso organismo, passando pelas traquéias, brônquios e alvéolos, que ficam no final do pulmão. Quando atacados pela fumaça, os pulmões tentam defender-se liberando enzimas que atacam as próprias células do pulmão, que contém as substâncias tóxicas, esse processo ocasiona o rompimento dos alvéolos e onde havia ar, passa a haver sangue. Mesmo que não seja exposta tempo suficiente para chegar ao extremo, a vítima de incêndio que teve contato com fumaça ou fuligem deve procurar um hospital e realizar exames, já que a exposição a essas substâncias tóxicas pode causar pneumonia química e graves danos ao pulmões.

Para evitar essas situações, o sargento Garcia dá algumas dicas:

  • Não colocar vários aparelhos na mesma tomada;
  • Com as constantes quedas, evitar o uso de velas em superfícies desprotegidas e/ou inflamáveis (como madeira, por exemplo);
  • Panos de prato ou cortinas próximas ao fogão;
  • Fazer a manutenção dos equipamentos eletrodomésticos regularmente;
  • Garantir boas condições da mangueira utilizada no botijão de gás.

Comentários

comments

Você pode gostar...