Comum ou aditivada? Saiba as diferenças da gasolina

por Émellem Rosa e Thuanny Cappellari

Na hora de abastecer, muita gente não tem dúvidas. A gasolina comum é a mais barata, tem maior rendimento e, por isso, se dá a opção por utilizá-la. Mas essa economia toda pode ser uma ilusão. Há algumas desvantagens, e como dizem por aí: “O barato às vezes pode sair caro”.

Na realidade, o preço da gasolina não é nada barato. E este é também um dos fatores que motiva o abastecimento pela gasolina comum. A diferença de valor entre comum e aditivada, apesar de pequena, se observada em pequenas quantidades, no somatório total de consumo, torna-se considerável.

Contudo, é importante observar que na prática não é só isso que importa. A qualidade também é diferente e interfere no funcionamento do veículo, por isso, é importante atenção na hora de abastecer. Afinal, você não vai querer arcar com um custo mais alto depois.

Então, preparamos um material especial para tirar suas dúvidas e garantir economia com qualidade.

Gasolina Comum

A gasolina comum deixa resíduos nos bicos injetores, o que pode prejudicar o funcionamento do motor, porque vai deixando uma sujeira que forma uma espécie de goma, com o passar do tempo, o acúmulo desta goma, dificulta a mistura da gasolina com o ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Diminuindo assim, a eficiência do veículo.

Gasolina Aditivada

Já no caso da gasolina aditivada, a função do aditivo não é aumentar a eficiência do veículo, como muitas pessoas pensam. Pode aparentar que sim, já que comparando um veículo abastecido com a gasolina comum e aditivada a eficiência do que utilizou a aditivada é maior. E isso ocorre pelas impurezas que ficam no bico injetor no caso da gasolina comum.

A diferença é que a gasolina aditivada possui uma espécie de detergente que é o aditivo. Este detergente, ao passar pelo motor dissolve a goma que se forma, e evita o acúmulo de resíduos, e então, a sujeira é queimada junto com o combustível.

O condutor Raphael Rickes explica sua escolha: “Opto sempre pela gasolina aditivada, porque apesar de ter um menor rendimento, ela auxilia na manutenção do veículo, ocasionando uma economia em longo prazo”.

A escolha é sua, mas lembre-se ter economia com qualidade é sempre importante.

Fonte consultada: http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/gasolina-aditivada-e-gasolina-comum.htm