Faculdade de Medicina da UFPel fará evento de conscientização sobre a saúde infantil

Por: Mariana Hallal

As taxas de sedentarismo e de obesidade infantil crescem no mundo inteiro. Pensando nisso, a Faculdade de Medicina (FAMED-UFPel), em conjunto com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), fará um evento voltado à saúde nutricional infantil. A campanha, que conta com a colaboração dos cursos de Odontologia, Nutrição e Jornalismo, ocorrerá no próximo sábado (08), das 16h às 19h, no Shopping Pelotas, parceiro na ação.

Os graduandos do curso de Medicina farão uma avaliação do estado nutricional das crianças, mediante a determinação do índice de massa corporal (IMC), calculado a partir das medidas de peso e altura. Os alunos do curso de Nutrição conversarão com as crianças e familiares sobre hábitos alimentares saudáveis e sobre a composição dos alimentos mais consumidos nessa faixa etária. Também participarão da ação estudantes de Odontologia, que darão orientações sobre higiene bucal. Além disso, o grupo abordará a prevenção de acidentes domésticos na infância.

O evento, que faz parte da semana da criança, também tem o propósito de arrecadar materiais de higiene que serão doados a comunidades carentes.

Por que a obesidade na infância é tão significativa?

O crescente aumento da obesidade infantil no mundo e as suas consequências têm sido foco de muitos estudos e discussões. Acredita-se que esse aumento deve-se a uma série de fatores presentes na vida moderna. O fácil acesso a alimentos tipo fast food (com baixíssimo valor nutricional), uso de açúcar e alimentos industrializados no primeiro ano de vida e o desmame precoce são alguns desses fatores. Além disso, as crianças têm praticado cada vez menos atividades físicas e permanecido períodos cada vez maiores “abduzidas” em games e programas de TV.

De acordo com a OMS, a obesidade é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Segundo dados do IBGE (2008/2009), cerca de 44% das meninas de 5 a 9 anos estão com sobrepeso ou obesas. Nos meninos da mesma faixa etária os números são ainda mais alarmantes: cerca de 51% estão pesando mais do que deveriam.

Crianças obesas provavelmente serão adultos doentes. O excesso de peso pode acarretar às crianças inúmeras doenças, como colesterol e triglicerídeos altos, hipertensão, doença cardíaca, diabetes, asma, doenças de pele, alterações ortopédicas e depressão. As complicações da obesidade podem estar presentes já na infância precoce, e caso não sejam reconhecidas e

adequadamente tratadas tendem a evoluir e tornar-se mais graves na idade adulta. Tudo isso faz com que a adoção de hábitos saudáveis, boa alimentação e prática de atividade física, desde os primeiros anos de vida, sejam a melhor forma de prevenir a obesidade e as condições a ela associadas.

O Projeto

Coordenado pelo Serviço de Pediatria/FAMED e pelo comitê local da IFMSA, o projeto reúne alunos de quatro cursos da UFPel, Medicina, Nutrição e Odontologia e Jornalismo, em parceria com o Shopping Pelotas. O projeto visa orientar crianças e responsáveis, de forma lúdica, sobre a importância da saúde infantil e da prática de bons hábitos de higiene e alimentação. Além dos serviços já citados, atividades de colorir e brincadeiras serão desenvolvidas com as crianças.