Festa dos Caramelos celebra a adoção consciente

O evento organizando pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) ocorreu no último sábado, 22.

Por Guilherme Santana / Em Pauta Web

 

 

Festa dos caramelos no Largo Edmar Fetter. Foto: Guilherme Santana

Encantando o público que passava pelo Largo Edmar Fetter, o desfile da Festa dos caramelos, no último sábado, 22, trouxe à passarela a fofura e simpatia de 7 cães do Canil Municipal aptos para adoção, que alegraram o a população pelotense.

Ainda como parte das comemorações aos 211 anos da cidade de Pelotas, a festa que celebra o desfecho da campanha todo caramelo é doce, tem como objetivo estimular a adoção consciente desde maio deste ano.

Convidando a população a conhecer os animais do Canil Municipal a campanha todo caramelo é doce também conscientizou a população não só para adoção mas para o abandono, que é muito presente no município. “Estamos chamando a sociedade a responsabilidade com os cães abandonados” destacou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

A campanha acredita que o mais interessante da adoção é a troca e o retorno que os animais adotados dão ao ganhar um novo lar. Para o secretário de gestão ambiental Eduardo Daudt Schaefer o Canil não pode ser um lar definitivo para os animais, mas sim uma casa de passagem onde os cães são recolhidos, tratados e quando estão em boas condições adotados pela população.

Prefeita Paula Mascarenhas durante o desfile. Foto:Guilherme Santana

UM CHAMAMENTO À POPULAÇÃO

Responsável pela pasta do Bem-Estar Animal desde o início de 2023, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) organizou a campanha juntamente com a assessoria de comunicação da prefeitura. “Nada melhor do que a gente chamar a atenção da sociedade civil organizada, com esse meio mais lúdico através de uma festa com essa campanha que é muito legal.” comenta o secretário.

Para o secretário a campanha é muito importante pois há uma demanda muito grande em relação à causa animal no município. Durante a entrevista o secretário Eduardo contou como funciona o processo de adoção e qual o suporte oferecido pela SQA após adoção de um pet. “Nós temos que ter um critério minimamente rigoroso em relação aos tutores que buscam a adoção, isso nós fazemos através de uma anamnese, uma entrevista com os futuros adotantes” explica o secretário. Receber instruções e assinar um termo de responsabilidade são alguns dos passos para a adoção de um dos pets do Canil Municipal. Além da equipe acompanhar os primeiros dias de adaptação do pet, o secretário salienta que o tutor tem até 7 dias para desistir da adoção.

Fofura e simpatia encantaram a população. Foto:Guilherme Santana

 

 

UM NOVO LAR

Para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) que tem dois pets adotados é muito mais do que uma responsabilidade social, é uma troca “ É maravilhoso, eles te reconhecem para sempre, agradecem sabe, são muitos carinhosos.” conta a prefeita. Betina uma das pets que desfilou e foi adotada no dia do evento pela família da Marina Oliveira, 4, ganhou um novo lar. Segundo Riceli Rodeghiero Oliveira, 32, mãe de Marina, a cachorrinha já está adaptada à nova moradia.“A Marina diz que está apaixonada por ela” relata Riceli. A família confirmou também que a equipe do Canil Municipal segue acompanhando a adaptação da cachorrinha.

A pequena Marina, de 4 anos, e sua mais nova pet Betina. Foto: Arquivo pessoal

Comentários

comments

Você pode gostar...