Observar e Absorver – Análise crítica

Por: Estevan de Freitas Garcia

“Eu sou extremamente ambicioso. Eu sou ambicioso de uma forma que ninguém pode conceber. Porque dinheiro, conforto, estabilidade, luxo, pra mim é pouco, eu quero mais. Eu quero tudo que eu puder levar dessa vida”. Essa é uma das muitas frases que marcam o documentário “Observar e Absorver”, lançado em 2016, com direção de Junior SQL. A obra, além de dar uma aula de senso crítico aos valores impostos pela sociedade, narra um pouco da vida e trajetória do “arteiro e escrevinhador” – assim como gosta de se definir – Eduardo Marinho.

Eduardo é um homem que, como dizem, nadou contra a corrente. Oriundo de família rica, rejeitou todo o dinheiro e os valores de classe nos quais estava inserido e foi para o mundo com o propósito de conhecer a realidade das pessoas que não têm nada. Por meio dessas experiências – as quais só quem tem a coragem de trilhar os caminhos caminhados por Eduardo pode passar – o “arteiro e escrevinhador” tornou-se uma espécie de, diriam alguns, sábio. Este, através das suas falas e do seu trabalho artístico, consegue traduzir pensamentos, questionamentos, ideias e sentimentos em palavras e imagens.

O documentário, em sua maior parte, se desenvolve através dessas falas de Eduardo Marinho, que narra múltiplas experiências de sua vida, sempre mostrando um foco de visão diferente e crítico. Além das narrações de Eduardo, “Observar e Absorver” conta também com os depoimentos dos músicos Nícolas Christ e Danílo Cutri (baterista e vocalista, respectivamente, da banda Braza), além dos grafiteiros Toddy Opni e Val Opni, do próprio diretor do filme, Junior SQL e da filha de Eduardo, Brisa.

“Observar e Absorver” é uma obra de grande valor social. Os questionamentos trazidos por Eduardo Marinho nela, sobre valores distorcidos que muitas vezes passam despercebidos aos olhos do ser humano, não se encontram tão claros e bem resumidos em nenhum livro dos mais conceituados estudiosos. Seu olhar único sobre situações cotidianas nos faz ampliar nossa visão de mundo. Suas palavras nos fazem encarar o mundo de forma diferente e, alguns diriam, até, revolucionária.

Ficou interessado? A obra está disponível na íntegra e gratuitamente através do site Youtube. Acompanhe também o Blog “Observar e Absorver” de Eduardo Marinho.

Comentários

comments

Você pode gostar...