Cortes orçamentários colocam em risco saúde bucal de Pelotas e região

Mobilização do curso de odontologia sobre os cortes orçamentários. Imagem: Júlia Gonçalves

Por Júlia Gonçalves

Na manhã da última sexta-feira (10), estudantes e docentes da odontologia da Universidade Federal de Pelotas reuniram-se no prédio do curso para discutir pautas pertinentes mediante o atual cenário de improbabilidades que a faculdade enfrenta, recorrente aos cortes de orçamento anunciados às universidades públicas do país.

No ato de mobilização, as pessoas que compõem o curso expuseram a relevância das ações que têm sido realizadas em prol da saúde bucal do município de Pelotas e região por meio de atendimentos básicos, médios e complexos no prédio universitário, além de seus projetos de extensão. Mensalmente, entre cinco à oito mil pessoas passam por procedimentos realizados de maneira gratuita, situação essa que pode ser revertida com a permanência dos cortes às universidades públicas, contando que a estrutura assim, se torna precária aos pacientes já atendidos tornando impossível a chegada de novos.

O acadêmico do décimo semestre Cristhian Schwarzbold, contou sobre a responsabilidade de profissionais e alunos com cerca de 50% da saúde bucal da comunidade pelotense e regional, além dos atendimentos não mensurados devido a grande demanda. Explicou também sobre o acesso da população aos procedimentos através, principalmente, de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde da cidade e por consultas com fichas disponibilizadas na faculdade à pacientes com emergências de dores. Contudo o estudante em representação à comissão de organização da mobilização da odontologia afirmou em relação aos cortes: “Eu vou fazer uma citação que é da prefeita (Paula Mascarenhas) ela falou, que 50% do atendimento de odontologia em Pelotas iria acabar”.

Então, como forma de manifesto os alunos provocaram reflexões à respeito da relevância do curso e da comunidade acadêmica para o funcionamento de diversos setores da cidade e posicionaram-se reforçando o convite para o Protesto Nacional Pela Educação no próximo no dia 15 de maio, que ocorrerá às 14h no Mercado Central de Pelotas.