Praça Coronel Pedro Osório recebe a UFPEL Cultural com diversas atrações

Grupo Pepeu apresentando da abertura cultural. Imagem: Ester Caetano

Por Ester Caetano

A Praça Coronel Pedro Osório, no último sábado (11), foi palco do evento UFPel Cultural promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com diversas parcerias, a comunidade de Pelotas pode usufruir de uma diversidade de serviços, como oficinas, artesanatos, gastronomia, atrações musicais e performances.

Quem marcou presença na área do evento pode se envolver e conferir a apresentação do Programa de Extensão em Percussão (Pepeu), Feira Quilombola de Pelotas e do Rincão da Faxina (Piratini), Feira das Artes – com elaborações dos alunos de Artes Visuais – produtos orgânicos do Sítio Flor de Lis, Oficina “Descomercialize o Gosto” (Aprendendo a fazer o leite da terra), a Oficina “Experiência em Gravura” e também de uma variedade de artesanato.

Exposições da feira das artes. Imagem: Ester Caetano

O momento de interação entre a Universidade e a sociedade, proporcionou o compartilhamento de memórias e experiências. Beatriz da Cunha Porto, pertencente ao grupo de Quilombola do Rincão da Faxina, fala de como foi essa experiência para ela: “assim, nós viemos aqui para trazer nossos produtos, participar do evento junto e conhecer pessoas novas”.

Além de envolver a todos tanto no cenário cultural, quanto, acadêmico e social, a interação possibilita também a economia criativa e sustentável. Bruna, estudante e participante do Projeto de Extensão “Etnodesenvolvimento e Direitos Culturais em comunidades quilombolas e indígenas”, estava expondo artesanatos de três comunidades quilombolas pertencentes a Canguçu e Piratini e conta o que enxerga nessa oportunidade. “Eu acho bem importante este evento, para expor e ter um maior retorno para as comunidades, até porque são os estudantes do projeto que trazem esse retorno financeiro”.

O artesanato quilombola. Imagem: Ester Caetano

Para a técnica administrativa da Pró-reitoria de extensão e cultura, Ana Carolina Nogueira, a UFPel Cultura tem a possibilidade de levar a Cidade o real valor da Universidade e tudo que se é produzido quanto ensino, pesquisa e como extensão. “A extensão é rica e contribui demais para a nossa sociedade e para o desenvolvimento do nosso país, então é importante sim a Universidade vir às ruas, mostrar o seu trabalho, mostrar o que está sendo desenvolvido e trazer um pouco de cultura para Pelotas. Mostrar, portanto, que a UFPel e qualquer universidade é importante para o desenvolvimento do nosso país”.

A Abertura Cultural foi relacionada a  Semana dos Museus, que se inicia nesta segunda (13). Proporcionada pela Rede de Museus da UFPel que é um órgão suplementar da PREC e tem por missão unir as instituições, projetos museológicos, acervos e coleções existentes na Universidade, visando a implantação e manutenção de uma política para a área, de forma a desenvolver ações de gestão, valorização do patrimônio museológico e de aproximação com a comunidade.