Assembleia dos Estudantes: cortes de verbas na educação mobiliza a comunidade acadêmica

Por Camila Santos

Na noite de segunda-feira (13),  aconteceu no pátio do Campus II da UFPel, a Assembleia dos Estudantes contra os cortes na educação. Hoje, 14 de maio,  acontece a Audiência Pública em Defesa da Educação no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A quarta-feira (15)  também será um grande dia de mobilização em defesa da educação, onde irá ocorrer o Protesto Nacional Pela Educação no Mercado Público, a partir das 14h. Para mais informações https://www.facebook.com/events/365658420739080/

O evento de ontem (13) foi organizado por conselho de DA’s e CA’s – UFPel e DCE UFPel. Estudantes, técnicos, professores, servidores e a comunidade foram convidados para falar um pouco mais sobre o bloqueio de verbas de 30% anunciados pelo Ministério da Educação e como ele vai afetar a universidade. A princípio estava marcada para acontecer no Mercado Público, para ser um evento com a participação da comunidade em geral, mas por conta da chuva forte, o evento foi transferido para o Campus II da UFPel, de acordo com a organização mais de 400 pessoas compareceram a assembleia.

A conversa iniciou com a fala de representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos, Giovana Reolon representando o Diretório academico Edith Barreto e Caio Paglis representando o Centro Acadêmico Florestan Fernandes, com o apoio de alguns alunos da odonto, biologia, antropologia, etc.

Caio acredita que seja importante os estudantes estarem mobilizados em defesa da educação: “tem muita coisa em jogo, desde o início o governo anunciou que reverteria o bloqueio de verbas caso a reforma da previdência fosse aprovada. Ou seja, os ataques à educação nada mais são do que chantagem por parte do governo. É importante que os estudantes estejam mobilizados porque estamos tratando de direitos”, ressalta Paglis.

Como deliberado em assembleias e reuniões com os Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPel, o intuito da assembleia que ocorreu, foi para que a reitoria participasse e explicasse como esse corte de verbas irá afetar a UFPel, por quais dificuldades os alunos passariam, entre outros impactos. Participaram do evento, o Vice-Reitor Luís Isaías Centeno do Amaral, representando a Reitoria, o Pró-Reitor da PRAE Mário Renato de Azevedo Júnio e o Coordenador do Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial da PROPLAN, Pedro Luís Machado Sanches.

Vice-reitor se pronunciando na Assembleia. Imagem: Camila Mascarenhas

As autoridades presentes tiveram seu momento de fala e explicaram sobre os cortes, sobre os impactos, quem seria afetado e falaram sobre o mega ataque às universidades, “esse ataque as universidades já é orquestrado a alguns anos contra a educação pública, um ataque que visa transformar um direito a educação numa mercadoria. Todo o movimento que está acontecendo, é um movimento para abrir espaço de mercado para se cobrar mais pela educação”, trecho da fala do Vice-Reitor. Após, teve momento para perguntas da comunidade, muitas delas vindas da internet.

“É extremamente importante o apoio da reitoria nessa hora porque a gente tem a nossa força enquanto movimento estudantil, mas é gratificante ter o apoio da gestão atual para conseguir levar essa luta para frente”, opinião de Angel Hilian, estudante que participou da Assembleia.

Mesmo com a chuva muitas pessoas estiveram presentes na Assembleia. Imagem: Camila Santos

Os movimentos que os estudantes estão promovendo, estão tendo um feedback muito positivo. Nem a chuva espantou os ouvintes, que ficaram pra ouvir e entender até o final da conversa: “acho que a gente tem muito o que construir ainda. Nossa mobilização é importante porque estamos lutando por nossos direitos e o mais importante pra mim é que o estudante da UFPel está reconhecendo isso”, relata Caio.

O Reitor da UFPel, Pedro Hallal, não pode participar da assembleia por estar cumprindo agenda em Brasília, mas acompanhou a mobilização via internet e deixou um recado para os estudantes no grupo da Universidade na rede social Facebook: “Gostaria de agradecer a cada estudante e servidor que fez história na noite de hoje. Numa chuva torrencial, a UFPel se mostrou mobilizada contra o corte de verbas do governo federal, num ato de coragem, esperança e união. Centenas de pessoas enfrentaram a chuva e atenderam ao chamado dos estudantes”.