Caetano Veloso é o principal representante brasileiro no Grammy Latino 2014

Por Vicente Pardo

Foi divulgada, na última quarta-feira (24), pela organização do Grammy Latino, a lista com os indicados para a 15ª edição da maior premiação na América Latina. A cerimônia deste ano será realizada em Las Vegas, no dia 20 de novembro. A surpresa fica com a baixa presença de indicados brasileiros para as categorias gerais, apesar de o prêmio ter categorias especiais voltadas à música brasileira.

Caetano Veloso, que venceu em 2013 a categoria de “Melhor Álbum de Compositor”, por “Abraçaço”, volta a figurar entre os grandes da América Latina. Desta vez, Caetano concorre ao prêmio de “Canção do Ano”, com a versão ao vivo de “A Bossa Nova é Foda”, extraída do disco “Multishow Ao Vivo”. Ao lado de Veloso estão nomes como Enrique Iglesias e o músico uruguaio Jorge Drexler.

Caetano concorre em duas categorias no 15º Grammy Latino. Foto: Reprodução (http://goo.gl/MUYlDn)

Caetano concorre em duas categorias no 15º Grammy Latino. Foto: Reprodução (http://goo.gl/MUYlDn)

A música de Caetano Veloso também está no páreo para o prêmio de “Melhor Canção Brasileira”. Ele está acompanhado de outros importantes nomes da MPB, como Zeca Baleiro e Maria Bethânia. Artistas mais populares, como a cantora Paula Fernandes e a funkeira Anitta, também estão na mesma categoria.

Artistas do Rio Grande do Sul também estão indicados a categorias gerais nesta edição do Grammy Latino. O violonista e compositor Yamandu Costa, com o seu último registro “Continente”, é um dos concorrentes ao prêmio de “Álbum Instrumental”. Já os porto-alegrenses do Apanhador só aparecem entre os indicados para “Melhor Arte de Capa”. A banda concorre com a capa do disco “Antes Que Tu Conte Outra”, lançado em 2013.

Categorias voltadas à música brasileira

Nas categorias nacionais, chama atenção a indicação de diversos nomes clássicos ao prêmio de “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”, como Erasmo Carlos, Titãs e Nando Reis. Os dinossauros do rock estão ao lado de O Rappa, com o disco “Nunca Tem Fim…” e do Charlie Brown Jr., que após um 2013 trágico com a morte dos integrantes Chorão e Champignon, volta a alcançar reconhecimento com o álbum “La Familia 013”.

O prêmio de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro” também trará uma disputa sem favoritos ao prêmio. Entre os indicados, “Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos” e “Infernynho – Marília Bessy Convida Ney Matogrosso” trazem, novamente, registros ao vivo como destaque. Completando a lista, os mineiros do Jota Quest com “Funky Funky Boom Boom”, que marca o retorno da banda às suas origens musicais, e as grandes vozes de Ana Carolina, com “#AC”, e “Segue o Som”, de Vanessa da Mata.

A lista completa de indicados ao 15º Grammy Latino pode ser encontrada no site oficial do evento.

Comentários

comments

Você pode gostar...