23º Fenadoce busca sua Corte

Por Francine Dias

Iniciou essa semana a maratona de compromissos para as 16 candidatas que irão participar do concurso que elegerá a 23º Corte da Feira Nacional do Doce. Conforme Andréia Wrague, assessora de marketing da Fenadoce, as inscrições, que haviam sido prorrogadas, encerraram dia 12 de setembro.

A primeira atividade das meninas foi uma apresentação durante a tarde dessa segunda-feira (22), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas. Na ocasião, elas conheceram a comissão organizadora da feira, receberam esclarecimentos sobre o concurso, um cronograma com os compromissos e dicas da atual corte. Já na quarta-feira (24), as candidatas, acompanhadas de alunas do curso de Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizaram uma visita pedagógica ao centro histórico da cidade.

Hoje pela manhã, foi a vez de participar de um passeio ciclístico, que saiu do Mercado Público e foi finalizado nas Charqueadas. Entre os compromissos que estão por vir neste pré-concurso, as candidatas terão aulas sobre a história da Fenadoce e de seus doces, palestra com André Guerra sobre “beleza, passarela e postura”, oficina de Doces Tradicionais no Senac, coquetel de apresentação à imprensa, visita à fábrica de doces finos Delícias Portugueses e de doces cristalizados Dona Onélia, carreata, entrevista  e ensaio para a grande final. Em alguns momentos, os jurados estarão presentes nestas atividades acompanhando as meninas.

No site da Fenadoce (https://www.fenadoce.com.br) está sendo realizada uma votação em que a candidata mais votada estará automaticamente entre as 10 finalistas.

Giulia Sallaberry Leite foi a primeira candidata inscrita no concurso que elegerá a Corte da Fenadoce 2015. Aos 19 anos, a estudante de Educação Física representará o Clube Esportivo Gonzaga. Giulia ostenta vários títulos de beleza, entre eles o Miss Pelotas Turismo 2010, 1º Vice Embaixatriz do Turismo RS 2010 e Garota Verão Praia do Laranjal 2011. Conforme a candidata, beleza é muito importante, mas nada se compara aos conhecimentos que se devem ter. “Sinto-me pronta e madura para representar esta feira que é tão importante para nós pelotenses. Venho me preparando há algum tempo e estou estudando muito”, relata.

Foto: Arquivo Pessoal (http://goo.gl/qvbKw0)

Giulia Sallaberry Leite, de 19 anos, foi a primeira inscrita para compor à Corte da 23ª Fenadoce. Foto: Arquivo Pessoal (http://goo.gl/qvbKw0)

Para Giulia, fazer parte da Corte da Feira Nacional do Doce, e poder representar sua cidade e cultura para todas as regiões, é um sonho. “Tenho muito amor por Pelotas e pela feira. Sempre gostei de novas experiências e embora tenha participado de outros concursos, nenhum se compara ao da Corte da Fenadoce”, comenta. Segundo ela, a ansiedade e o nervosismo fazem parte, mas com o apoio da família e do namorado tudo se ameniza. “Estou muito ansiosa para que comessem os compromissos, ainda mais agora que falta apenas um mês para a escolha das soberanas. Ter a honra de fazer parte da corte e por um ano representar Pelotas me enche de orgulho. Vou dar o melhor de mim”, finaliza.

Faltando apenas 15 minutos para o encerramento das inscrições, Manuella Follha Meggiato, de 23 anos, estudante de Nutrição da UFPel, estava efetuando sua inscrição. Conforme a candidata, por ser uma grande admiradora da Fenadoce, seu maior sonho sempre foi fazer parte da corte. Sua primeira participação no concurso foi em 2012, mas não conseguiu o almejado título. Seu pensamento era de não participar outra vez, mas no ano seguinte (2013), seu desejo falou mais alto e inscreveu-se novamente. “A vontade de fazer parte da corte foi maior e fui tentar mais uma vez, mas também não ganhei. Disse para mim que seria a última vez. Então, este ano, faltando 15 minutos para acabar a inscrição, não resisti e fui me inscrever”, fala.

Manuella Follha Meggiato, de 23 anos é estudante de Nutrição na UFPel. Foto: Arquivo Pessoal (http://goo.gl/oA03dc)

Representando Folha Viagens e Turismo, Manuella comenta que não está nervosa, mas ansiosa. Por ser sua terceira tentativa, o nervosismo não é o mesmo, ela tenta se manter calma e tranquila para não deixar que nada atrapalhe sua desenvoltura durante o concurso e assim possa mostrar o melhor de si. “Venho me preparando desde a primeira vez que participei. Estou sempre estudando e presto muita atenção nos compromissos que estamos realizando. Estou bem empolgada e ansiosa para a grande final. Espero ser a iluminada deste ano”, relata.

Ao final da entrevista, a candidata declara seu amor e admiração por Pelotas e pela feira. “A Fenadoce valoriza a cultura doceira de Pelotas. Isso faz com que a nossa doce cidade se desenvolva cada vez mais. Este ano, gostaria de ser sua porta voz, podendo assim levar toda paixão que tenho por Pelotas sendo a representante da 23º corte”, finaliza.

O final do concurso ocorrerá dia 10 de outubro no Centro de Eventos Fenadoce, Av. Presidente Goulart com BR-116, a partir das 19h30min e a entrada é 1 kg de alimento não perecível. A premiação é de R$5.000 para cada uma das Princesas e R$10.000 para a Rainha.

Concurso Estilistas Corte Fenadoce 2015

De acordo com o site oficial da feira, foram abertas as inscrições para o concurso Estilistas Corte Fenadoce 2015. Os interessados deverão enviar os desenhos junto com amostras dos tecidos, bordados ou qualquer outro item decorativo que será utilizado na confecção dos vestidos. Além do traje oficial da corte, o candidato também deverá apresentar os acessórios que poderão vir a ser utilizados.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de outubro e o regulamento está disponível no site. A divulgação do resultado será no mesmo dia do concurso que elegerá a nova corte da Fenadoce, em 10 de outubro no Centro de Eventos Fenadoce. O prêmio para o vencedor é de R$1.500,00.

Para mais informações ligue (53) 3271.0002.