Klécio Santos lança livro sobre o Mercado Central de Pelotas

Por Jéssica Gebhardt

Nesta quinta-feira (04), às 19h, o jornalista e escritor Klécio Santos irá lançar o livro sobre o Mercado Central de Pelotas. A obra, resultado de dois anos de pesquisa, reconta toda a trajetória do Mercado Central pelotense, além de reunir detalhes e curiosidades sobre a vida de Rafael Mendes de Carvalho e Roberto Offer, ambos responsáveis pelos primeiros rascunhos do projeto de construção do prédio, iniciado em 1846. Mais de um século de história são reconstituídos na obra de Klécio Santos.

Foto: Capa do Livro – divulgação http://bit.ly/1rTtlNP

Foto: Capa do Livro – divulgação http://bit.ly/1rTtlNP

O livro tem formato de álbum, com 152 páginas coloridas apoiadas em pesquisas de Adão Monquelat e com fotos exclusivas de Paulo Rossi, que retratou o interior do local nos últimos anos, além de seus arredores.

A obra conta com fotografias e relatos de viajantes que retrataram o Mercado em suas passagens pelo Sul. Klécio Santos também traz detalhes sobre o impacto da Revolução de 23 entre os proprietários de bancas no Mercado e a guerra pela “carne verde”, in natura, que existia em Pelotas, em paralelo à atividade das charqueadas. Em 1969, um incêndio destruiu parte do Mercado e em 1970 foi reerguido com a ajuda do governo do Estado.

A obra já foi lançada em Porto Alegre no dia 1º de dezembro e na última terça-feira (02), o autor fez uma doação de 160 exemplares da publicação para a Prefeitura de Pelotas. Os livros serão distribuídos entre as 61 Escolas de Ensino Fundamental (Emef) da rede municipal.

Foto: Eduardo Beleske – divulgação http://bit.ly/12nwlFQ

Foto: Eduardo Beleske – divulgação http://bit.ly/12nwlFQ

O lançamento do livro em Pelotas será no dia 4 de dezembro, às 19h, no Mercado Central da cidade, e no dia 9 de dezembro, às 19h, na Livraria Vanguarda (Shopping Pelotas) – entrada franca.

Não é a primeira vez que Klécio Santos produz uma obra contando a história de algum prédio histórico pelotense. Ele também é responsável pelo livro “Sete de Abril, o Teatro do Imperador” lançado em 2012.

Klécio Santos Foto: Divulgação http://bit.ly/1vNWecA

Klécio Santos
Foto: Divulgação http://bit.ly/1vNWecA

O autor

Klécio Santos é graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com especialização em Patrimônio Cultural no Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi correspondente, colunista de Zero Hora e Diário Catarinense, editor-chefe da Sucursal em Brasília e executivo do Grupo RBS entre 1995 e 2014. Antes, atuou nos jornais Agora (Rio Grande), Diário da Manhã e Diário Popular (Pelotas) e Correio do Povo (Porto Alegre).

Comentários

comments

Você pode gostar...