Mulheres em Cena no Planeta Vênus

Por: Maiara Peixoto Silva

O experimento cênico “Vênus” trás a força de personagens femininas através de uma colagem de texto com músicas e coreografias. Com direção de Gengiscan Pereira, o acadêmico do curso de Teatro da UFPel explica “’Vênus’ é o planeta onde habitam essas personagens, que vão de Medéia à Teresinha, e a partir disso podemos observar fragmentos de algumas cenas do seu contexto original, através de uma nova linguagem cênica, por isso a ideia de fazer uma colagem de textos de peças e literatura, integrando a música e a dança. Os textos, originalmente, são de Chico Buarque a Clarice Lispector, passam por Hilda Hilst e Sarah Kane e as músicas são de Elza Soares e Edith Piaf.” O experimento surgiu como tarefa da disciplina de “Encenação II”, e teve orientação do professor Daniel Furtado. Com duração de setenta minutos, a montagem foi exibida no dia 19/03, às 19h e terá reapresentação no dia 27, às 20h. A apresentação ocorrerá no prédio do curso de teatro da UFPel, localizado na Almirante Tamandaré 301. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas com trinta minutos de antecedência ao espetáculo.

O diretor explica que as motivações da peça foram duas: “Em primeiro momento, percebi que vários alunos e pessoas inseridas na comunidade teatral não conhecem e não possuem contato com textos clássicos do teatro, e essas produções são fundamentais para a nossa história. Eu, como admirador desses textos, e também como apaixonado pelo teatro, decidi então reunir essas obras em uma peça. Escolhi algumas que me chamam atenção por diversos motivos e então fiz a colagem. Minha segunda motivação é de sempre ter considerado as personagens femininas mais interessantes. Além disso, ao ler essas obras, sempre percebi que apesar de não serem as protagonistas, estas personagens que eram as responsáveis por conduzir as histórias, por isso resolvi coloca-las em primeiro plano. É claro, por ser homem eu entendo que possui uma gama de privilégios e não consigo entender, a nível pessoal, as questões no cotidiano de uma mulher, porém minha equipe é composta de trezes mulheres extraordinárias que dão conta de todas essas questões e me ajudaram muito na direção da peça, muitas vezes dirigindo mais do que eu.” Sobre a encenação, Gengiscan diz: “Sou muito suspeito para dar minha opinião, mas acho que está tudo lindo, poético e extremamente emocionante, mas esperem alguns socos no estômago.”

VÊNUS

Direção e dramaturgia: Gengiscan Pereira

Elenco: Dagma Colomby, Janaina Bruna, Patrícia Bicoski, Rafaela Lima e Viv Famil

Coreografia: Taís Arrieta

Sonoplastia: Poly Rocha, Joyce Cruz e Julia Alves

Iluminação: Aline Cotrim

Cenografia: Lorena Moreyra

Figurinos: Laleska Vieira

Maquiagem: Viviane Queiroga

Programação Visual: Jardel Athayde

Apresentação: dia 27/03, às 20h.

*Peça não recomendada para o público infantil