Brasil busca no Mato Grosso subir em Nacional

Por Gabriel Bresque

Em 1985 o Brasil de Pelotas viveu uma campanha histórica na Taça Ouro. Competindo com as melhores equipes do país, o xavante chegou as semifinais, ficando com a quarta colocação gerar. Desde então, o sonho nacional se transformou uma luta constante do clube. Fora das principais divisões nacionais desde a Copa João Havelange de 2000, – quando ficou na décima sexta colocação do módulo amarelo – o Brasil busca desde 2008 quando chegou a Série C nacional chegar ao topo. Depois de cair para a Série D em 2011, a equipe volta a disputar uma vaga na terceira divisão em 2014, e o sonho ganha contornos decisivos nesse domingo (28) em Mato Grosso, contra o Operário, pelas quartas de finais da competição.

Retrospecto recente

Em 2012, o Brasil não conseguiu passar da primeira fase da série D. Perdendo pontos importantes dentro de casa para equipes como o Arapongas/PR, a temporada nacional foi um fracasso e colocou a equipe pelotense fora das competições nacionais em 2013, depois de 6 anos consecutivos entre séries C e D.

Entre 2008 e 2011, as chances de voltar para o topo do futebol nacional bateram à porta. Em 2008, primeiro ano de volta a essas competições, o Brasil conquistou uma grande classificação na primeira fase, porém, na porta da classificação, duas derrotas fora de casa para Atlético Goianiense e para o Rio Branco do Acre, terminaram com o sonho. No ano seguinte, se recuperando do acidente que marcou a história do clube, o xavante ficou a uma vitória do acesso. Nas quartas de finais, empatou em Pelotas com o América/MG em 0x0 e em Belo Horizonte, uma derrota por 3×1 adiou mais uma vez a Série B do Brasil.

Nena comemora com a torcida, que vive em harmonia com o clube. Foto: Italo Santos

Nena comemora com a torcida, que vive em harmonia com o clube. Foto: Italo Santos

2014

Depois de ser o campeão do Interior no Campeonato Gaúcho, o Brasil se classificou novamente para as competições nacionais, entrando na série D. Com 5 vitórias, 1 empate, 2 derrotas e com um resultado ótimo jogando em sua casa, o Bento Freitas, a classificação foi conquistada com uma partida de antecedência e a primeira colocação de seu grupo.

Agora, nas oitavas de final, o adversário vem do Mato Grosso. O presidente do Operário, Geovanni Banegas, aposta no calor mato grossense como uma importante contra os pelotenses. A expectativa de temperatura para a tarde da partida é de 40°, porém não assusta a comissão técnica do Brasil, que se diz preparada para a partida decisiva.

A principal arma xavante será sua torcida, que promete lotar o Bento Freitas na partida de volta, dia 04 de Outubro. A única nessa primeira fase que acompanhou sua equipe a todos jogos, incluindo partidas em São Paulo e Cabo Frio, a torcida do Brasil não abandonou a equipe durante toda a temporada, que teve a melhor média de público do interior do Campeonato Gaúcho. O Bento Freitas deverá ter lotação máxima para a partida da volta.

Grupo coeso

O grande mérito dessa equipe de 2014 é a constância. O técnico Rogério Zimmermann assumiu o comando técnico do Brasil na disputa da série D em 2012. De lá pra cá, subiu com o xavante para a elite do futebol Gaúcho em 2013 e fez a campanha histórica do Campeonato Gaúcho desse ano. A torcida, a direção e o grupo de jogadores confiam no trabalho do comandante, amado na baixada.

Além disso, o grupo de jogadores se manteve praticamente intacto desde o acesso gaúcho em 2013. Dos jogadores daquela campanha vencedora, 8 seguem no plantel.

Para conquistar o acesso, o Brasil precisa chegar as semi finais da competição. A luta começa nesse domingo no primeiro jogo das oitavas de final, e a torcida, o grupo de jogadores e os dirigentes estão em estado completo de confiança. A partida contra o Operário acontece nesse domingo (28) as 16h00 na capital do Mato Grosso.

Comentários

comments

Você pode gostar...