Brasil avança na Copa do Brasil

Xavante liquida a partida no primeiro tempo, vence o Cordino-MA, avança a segunda fase da Copa do Brasil, onde o rubro-negro vai ter pela frente a Ponte Preta-SP 

Por Éverson da Martha / Em Pauta

Patrick, autor do segundo gol, emocionado após fazer o gol da classificação. / Foto: Ronald Felipe

Fazia tempo, exatos 809 dias, que o Brasil não vencia um jogo fora do estado por qualquer competição. Foi em  21 de dezembro de 2020 em pleno período pandêmico, com estádios vazios, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com um magro 1 x 0 diante do Paraná Clube na Vila Capanema em Curitiba, gol marcado pelo prata da casa Luiz Henrique aos 17 minutos do segundo tempo. Esta seria por mais de dois anos a última vitória Xavante fora do estado. Neste tempo foram 30 partidas disputadas pelas séries B e C do campeonato brasileiro, onde foram 22 derrotas e 8 empates. No 1 de março, distante mais 3 mil Km, na longínqua Barra do Corda no Maranhão, foi lá que o Brasil quebrou a escrita de mais de dois anos sem vitórias longe de terras gaúchas, batendo o Cordino por 2 x 0 e se classificando para a próxima fase da Copa do Brasil.

No jogo, o Xavante que jogava pelo empate para avançar, não correu riscos contra o fraco time maranhense, que enfrentou uma greve dos jogadores na véspera da partida, em virtude de atrasos de salários, como informou o repórter do Diário Popular, Gustavo Pereira, presente na cidade do jogo, nem a torcida do time maranhense se empolgou apenas 996 espectadores estiveram presente no Leandrão. 

Com o início do jogo ficou claro que o Brasil era mais time, mas o primeiro lance de perigo do jogo foi um gol anulado dos donos da casa, o centroavante Kaká fez o gol, mas o assistente apontou impedimento, dali em diante o Xavante controlou a partida, aos 17 minutos, Luis Felipe chutou para defesa do goleiro Rômulo, em seguida Guilherme Nunes roubou a bola, saiu cara a cara com o goleiro e chutou para fora e aos 27min, Da Silva tentou dar um chapéu no zagueiro Gilmar que meteu a mão na bola e imediatamente o árbitro anotou o pênalti, Márcio Jonatan bateu firme, o goleiro do Cordino acertou o canto mas ela morreu na rede maranhense.

Marcio Jonatan (camisa 7) celebrando junto aos companheiros o gol que abriu o marcador. / Foto: Ronald Felipe

Em seguida veio o segundo, em um cruzamento do lado esquerdo quando a bola sobrou para Patrick anotar o segundo e dar tranquilidade no decorrer do jogo, tranquilidade essa que quase foi abalado no segundo tempo quando o árbitro apontou pênalti do capitão Xavante Amaral, mas Marcelo Pitol fez defendeu e no rebote contou com a sorte ou com a incompetência de Ulisses, camisa 10 do time maranhense que perdeu o pênalti e ainda pegou o rebote e mandou para fora. Depois disso, o Cordino não assustou mais e as coisas poderiam ter sido mais tranquilas para o Xavante se Luis Felipe tivesse aproveitado o pênalti, que o árbitro marcou em cima de Márcio Jonatan, o camisa 10 Xavante bateu firme no canto mas Rômulo fez a defesa. O Brasil ainda teve outras chances para ampliar o marcador mas não o fez e aos 33 do segundo tempo, o Cordino ficou com um a menos com a expulsão de Gilmar. Aí era só esperar o tempo passar até que o árbitro apitou pela última vez e após 809 dias o Brasil voltasse a vencer um jogo em outro estado. 

Goleiro Marcelo Pitol sendo celebrado pelos colegas de time após a defesa do pênalti. / Foto: Ronald Felipe

Ao final do jogo, o lateral esquerdo Rennan Siqueira, agradeceu o apoio mesmo que a mais de 3000 Km de distância que a torcida demonstrou com o time. A torcida Xavante teve que torcer como antigamente. Apenas por áudio, pelo rádio ou pela internet, já que o jogo não teve nenhuma transmissão, nem o Grupo Globo, detentora dos direitos, nem a Amazon que sublicencia a competição escolheram essa partida para seu portfólio de transmissões e não houve bom senso por parte da CBF que organiza, que não viabilizou, nem permitiu que o mandante pudesse transmitir em imagens o jogo pela Copa do Brasil. 

Na próxima fase da competição, o Brasil enfrenta a tradicional Ponte Preta, também em partida única, mas dessa vez o confronto é no Bento Freitas em Pelotas, ainda sem data marcada, com a classificação para a segunda fase o xavante embolsou 1 milhão 650 mil reais, por avançar a segunda fase, na próxima fase não há vantagem para nenhuma equipe, em caso de empate decisão por pênaltis, próximo compromisso xavante, já é no sábado diante do São Luiz em casa às 21h, mas a grande questão é o deslocamento do Maranhão, segundo a assessoria do clube a previsão de chegada é na madrugada de quinta para sexta por volta das 03h.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...