Black Friday também será especial para apreciadores de vinil

Por Vicente Pardo

Na próxima sexta-feira (28), ocorre em diversas lojas, virtuais e físicas, o Black Friday. O evento é conhecido por oferecer aos consumidores inúmeras promoções, algumas com descontos significativos, principalmente de eletroeletrônicos e roupas. Porém, em 2014, o Black Friday ganhou um importante aliado, que atrai um público bastante diferente para o dia de promoções: o Record Store Day.

O Record Store Day, assim como o Black Friday, é um evento realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de Abril. O RSD, sigla pela qual também é conhecido, tem o propósito de celebrar as lojas de disco de vinil, que funcionam de forma independente e sobrevivem ao cenário da indústria fonográfica atual. No dia em que é celebrado, diversas lojas de discos ao redor do mundo oferecem promoções, além de artistas prepararem lançamentos especiais, em prensagens reduzidas, de vinis.

Neste ano, o grupo responsável por organizar o Record Store Day decidiu criar o “Black Friday Record Store Day 2014”. A ideia é simples: unir a proposta dos dois eventos, em um só dia. Na próxima sexta-feira, diversos discos de vinil serão lançados exclusivamente para o evento, além de lojas ao redor do mundo oferecerem promoções especiais.

Record Store Day celebra loja de discos. Foto: Reprodução (http://bit.ly/15yxUDa)

Record Store Day celebra loja de discos. Foto: Reprodução (http://bit.ly/15yxUDa)

Entre os lançamentos especiais que mais chamam atenção, está o vinil de 12 polegadas “Tune In, Tokyo”, que apresenta um registro ao vivo da banda punk Green Day na capital japonesa. Também chama atenção dos fãs de músicas o vinil de 7 polegadas de “Motherfucker”, primeira música inédita lançada pela banda Faith No More nos últimos 17 anos.

Além dos “bolachões”, o Black Friday Record Store Day também reserva outro lançamento especial para os apreciadores da música com um toque vintage. Na próxima sexta-feira, os fãs poderão adquirir uma fita cassete contendo a trilha sonora do filme “Guardiões da Galáxia”. A lista completa de lançamentos especiais pode ser encontrada no site oficial do evento.

Popularidade dos discos de vinil no século XXI

O ano de 2014 vem mostrando que a popularidade dos discos de vinil tende a aumentar. Até outubro deste ano, só no Reino Unido, cerca de 800 mil cópias do formato já haviam sido comercializadas. Um reflexo acompanhado pelo mercado mundial, que registrou o maior número de vendas de discos de vinil de 1993. Países como Estados Unidos e Brasil também tiveram um acréscimo significativo no número de vendas em comparação ao ano de 2013.

E engana-se quem pensa que os números devem-se, em grande parte, a artistas clássicos. No Reino Unido, a primeira posição de vendas de disco de vinil é do álbum “AM”, da banda Arctic Monkeys. O grupo de rock é seguido de perto na lista pelo músico norte-americano Jack White, com o disco “Lazaretto”.

Além do Record Store Day e das iniciativas dos artistas que, com seus lançamentos, ajudam a manter as lojas de disco, a internet também é uma aliada para os aficionados por discos de vinil. Sites de classificados virtuais, como MercadoLivre, eBay e Amazon tornaram-se redutos para colecionadores, que encontram diversas opções, desde discos recentes até lançamentos históricos.

Comentários

comments

Você pode gostar...