Barraca da Saúde participa de festa junina de Piratini

Por Jéssica Lopes, Ana Garrafiel, Helena Isquierdo, Isadora Ogawa e Mariah Coi

Participação crianças, dança pau de fitas. Imagem: Jéssica Lopes

No sábado (8), o projeto Barraca da Saúde da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve na cidade de Piratini para celebrar junto às escolas Dr. Vieira da Cunha e Adão Preto uma festa Junina. O objetivo não foi apenas desfrutar das atividades promovidas no local, mas levar o conhecimento e experiências adquiridas na Universidade, por meio de cursos da área da saúde, meio ambiente, comunicação entre outros.

A Barraca da Saúde é um projeto de extensão da UFPel, coordenado pela professora de Enfermagem, Michele Mandagará, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (PREC), que tem por objetivo promover atividades de prevenção, educação e saúde, capacitação de profissionais, propiciando a integração entre o conhecimento adquirido na faculdade com os saberes e experiências da comunidade. Atualmente o projeto conta com a participação de 20 cursos, nas áreas de humanas, saúde, exatas, biológicas e comunicação.

Universitários se vestem a caráter, interagindo com as crianças que ali se encontravam. Imagem: Isadora Ogawa

A festa junina contou com diferentes atividades, como o bingo que reuniu toda a comunidade, danças e comidas típicas, além da participação da Barraca da Saúde, que disponibilizou atendimento à todos. Carmen Fonseca, moradora de Piratini, expressa entusiasmo com o evento realizado e a participação do projeto de extensão. “Acho maravilhoso. Acho que integração é tudo tudo”, diz Carmem.

Dessa vez, 10 cursos participaram do evento e as atividades realizadas pelo Projeto nas escolas envolveram a prevenção de doenças através de panfletagens com alertas, testes de gravidez, além de ações educativas para as crianças, como brincadeiras, jogos e oficinas de desenho. Também foram executados exames da saúde bucal de crianças e adultos, medição de pressão arterial, avaliações farmacológicas e atendimentos psicológicos.

Brincadeiras e danças realizadas com as crianças. Imagem: Cesar Greco

Sobre a importância da realização de ações como a da Barraca no município, dona Carmen diz que é importante e necessário, pois os postos de saúde estão tumultuados de gente e está cada vez mais difícil conseguir ficha para atendimento. “A gente, até um tempo atrás, tinha pedido um posto de saúde pra atendimentos básico na região, mas ficou só no pedido mesmo”, relata. Segundo ela, só há atendimento no centro da cidade, que é longe, e as comunidades do entorno não tem acesso.

Dakny dos Santos Machado, estudante do 6º semestre de Enfermagem da UFPel, afirma que nunca tinha visto um projeto fornecer os serviços que a Barraca proporciona na cidade e salienta: “Nós estamos conseguindo fazer uma prevenção da qual o município infelizmente não consegue”. Além disso, Dakny é oriunda da comunidade quilombola de Piratini e estudou na escola que sediou a festa junina, para ela voltar para a sua comunidade é um ato gratificante. “Quando eu entrei na faculdade, fiquei com um compromisso de trazer o retorno para minha comunidade, não só para a quilombola, mas também para a cidade e à escola onde eu estudei, é bom ver a oportunidade que a UFPel e o projeto está me dando”, declara a estudante.

Universidade + Comunidade, um bem de todos. Imagem: Helena Isquierdo