Atleta gaúcho completa prova na tradicional Maratona de Boston em 2023

O corredor de 38 anos, Osmar Cardenaz, mora na Cidade do Rio Grande há mais de 30 anos

Por Marianna Bertoldi / Em Pauta

Osmar Cardenaz, corredor, já participou de outras maratonas internacionais antes de Boston. – Foto: Arquivo pessoal/Osmar Cardenaz

Na última segunda-feira, 17, a famosa Maratona de Boston aconteceu nos Estados Unidos reunindo cerca de 30 mil participantes do mundo todo para percorrer os mais de 42,195 km de prova entre Boston e Hopkinton. O corredor Osmar B. Huszcza Cardenaz, morador da Cidade do Rio Grande foi um dos participantes da edição 2023 da maratona. 

Osmar nasceu em Porto Alegre, mas veio morar no Rio Grande com menos de 2 anos de idade. O atleta de 38 anos conta que sempre gostou do esporte, mas começou a correr, de fato, em 2016. Já participou de outras maratonas internacionais, como a Meia Maratona em 2016, e a Maratona de Buenos Aires, em 2018. Também na região, participando de provas em Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. 

A Maratona de Boston sempre foi seu maior sonho dentro do esporte. “A Maratona em Boston pra mim era um sonho. Eu tenho esse sonho desde que eu comecei a correr. Não só por ser a mais cobiçada, por ser a mais antiga, mas sim por ser uma Major”, compartilhou Osmar. Existem 6 maratonas Majors no mundo, em Berlim, Tóquio, Boston, Chicago, Nova Iorque e Londres. Segundo o atleta gaúcho, “a Maratona de Boston é a mais cobiçada, além de ser a mais antiga e a mais bonita”. 

Há dez anos, em 2013, o mundo inteiro voltou seus olhares para Boston na ocasião do atentado terrorista durante a Maratona. Um grupo de terroristas explodiram duas bombas próximo a linha de chegada, deixando três mortos e mais de 200 pessoas feridas. 

O tempo recorde da prova foi de 2h e 03min de prova, marcado por Geoffrey Mutai em 2011. Em 2023, o queniano Evans Chebet levou o título de bicampeão na Maratona de Boston. 

Para realizar este sonho antigo, Osmar teve muito preparo. Existem algumas regras para participar da Maratona de Boston, uma delas é que o atleta deve ter participado de outra maratona internacional válida e abaixo do tempo para a idade da sua categoria. Em 2018, entrou para a equipe Companhia dos Cavalos, de Porto Alegre. Nessa equipe, seu treinador mandava os treinos através de um aplicativo. Osmar recebe os treinos e os executa usando o relógio. Depois, envia os resultados para o celular e recebe um retorno. Em 2022, o corredor de rua conseguiu o índice necessário para inscrever-se na maratona de seus sonhos.

Osmar não foi sozinho nessa viagem, ao todo, 10 competidores de sua equipe participaram. “Nós da Companhia dos Cavalos fomos em onze pessoas. Na verdade, correram dez pessoas. Todos os dez completaram, óbvio. Quase todo mundo bateu o seu recorde pessoal e eu superei todas as expectativas, fui muito bem, nem eu achei que iria me sair tão bem assim”, ressaltou. 

Osmar viajou ao lado de sua equipe para competir em Boston. – Foto: Arquivo pessoal/Osmar Cardenaz

Osmar concluiu a prova em 2h 47min 34 segundos, Na colocação geral alcançou o 1418° lugar, 1351° entre os homens e 1116º na categoria entre 18 e 39 anos. Para ele, a participação na maratona foi emocionante demais: “Eu realizei meu sonho, era o meu sonho de dez anos pra trás” completou. Teve como apoiadores o Centro de Treinamento Vida Corrida e a Agência de viagens VB2(Viaje Bem & Barato). O sentimento em representar Rio Grande nesse evento é de orgulho: “me sinto muito orgulhoso em representar minha cidade na Maratona mais antiga do mundo e mais famosa”.

Em relação aos planos para o futuro, o atleta diz que vai tirar um tempo para descansar e aproveitar com seus filhos. “Eu tenho um filho que vai nascer agora no final de junho, início de julho e eu já tenho mais um menino de 1 ano e 4 meses. Vai ter diferença de um ano e meio pra de um para o outro. Então agora eu vou dar uma relaxada, dar uma parada nos treinos, segurar um pouco pra poder dar uma atenção”, disse.

Comentários

comments

Você pode gostar...