Nesta terça (18) e quarta (19) ocorre a Eleição da Constituinte

Por Jean Carlo dos Santos

Na próxima terça-feira e quarta-feira (18 e 19) acontecerá a eleição dos membros que farão parte da Comissão de Sistematização da Constituinte. Os escolhidos nessa eleição irão escrever os documentos da Constituinte, que são o Projeto Pedagógico Institucional, o Estatuto e o Regimento Geral da UFPel. A instalação da comissão acontecerá no dia 28 de novembro.

Leia também: Aulas noturnas são suspensas para a realização do debate sobre a Constituinte

Já que seis unidades acadêmicas não apresentaram candidatos discentes, novas inscrições serão abertas para que essas vagas sejam preenchidas. A campanha eleitoral e as inscrições terão início entre os dias 01 e 04 de dezembro, e para o dia 08 de dezembro ficará marcado as eleições nas Unidades de origem.

A Comissão de Acompanhamento da Constituinte prestou as seguintes orientações sobre o processo para o CCS:

– Para eleição de representantes discentes e docentes, a votação ocorrerá na Unidade Acadêmica a qual o eleitor está vinculado.

– Para eleição de representantes técnico-administrativos esta ocorrerá nas Unidades Acadêmicas, as quais o eleitor estiver vinculado ou, para o caso de técnicos relacionados às áreas acadêmicas e HE, a votação será realizada da seguinte forma:

– Técnicos vinculados às áreas administrativas – hall de entrada do prédio do ANGLO, entre 8h30min e 18h;

– Técnicos vinculados ao Hospital Escola – corredor do HE nos seguintes horários (dia 18, das 6 h às 21h e dia 19, das 8h30min às 21h);

– Técnicos vinculados ao CTI-Campus Capão do Leão, Biotério e Palma – haverá urna móvel nos dois dias de votação.

– Não haverá voto em trânsito.

– A eleição para representantes discentes, docentes e técnico-administrativos, nas Unidades Acadêmicas, será conduzida pela comissão eleitoral constituída na Unidade, sendo dela a responsabilidade pela abertura das urnas, condução do processo de votação e finalização do pleito.

– A eleição no Hospital Escola e nas Unidades Administrativas, para representantes técnico-administrativos, será conduzida pela comissão de acompanhamento.

– A comissão eleitoral das unidades decide sobre as formas que deve utilizar, visando permitir que o maior número possível de interessados no processo possa participar do pleito eleitoral.

– O horário de votação nas unidades acadêmicas será das 8h30min às 22 horas, sendo facultado às Unidades Acadêmicas o melhor arranjo de horários para atender as especificidades da Unidade, respeitando-se o limite mínimo para encerramento das atividades de 21 horas.

– A comissão eleitoral de cada unidade deve entregar as urnas lacradas, junto com os demais materiais de votação, a partir das 17 horas e 30 minutos no Lyceu. Para os casos em que a votação encerrar às 22 horas, a comissão deverá entregar o material de votação imediatamente após o término da votação, também no Lyceu.

– Toda a apuração será realizada naquele local. A apuração dos votos para discentes e docentes acontecerá imediatamente a chegada das urnas e a apuração para os técnico-administrativos após às 22 horas, tendo em vista o horário de fechamento das urnas em Unidades que tenham horário noturno.

Para saber sobre a regulamentação da eleição e como votar, baixe o arquivo com as Normas Eleições CS.