Você sabe o que é a prova do PAVE?

Por Paula Adamoli

O Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) é uma prova realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O programa é dividido em três etapas e testa os conhecimentos de alunos das escolas públicas e privadas. A prova que será realizada neste domingo é composta da seguinte forma:

Conforme o edital da prova:

A 1ª etapa do PAVE 2014 será constituída de uma prova com cinquenta (50) questões de múltipla

escolha.

– As questões serão assim distribuídas: duas (2) questões de Língua Estrangeira, sete (7) questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e seis (6) questões específicas de cada uma das outras disciplinas:

Biologia, Física, Matemática, Geografia, História e Química, totalizando quarenta e cinco (45) questões.

Além destas, haverá cinco (5) questões interdisciplinares.

A disciplina de Filosofia será exigida em alguma(s) das questões interdisciplinares.

A 2ª etapa do PAVE 2014 será constituída de uma prova com cinquenta (50) questões de múltipla escolha.

Além destas, haverá cinco (5) questões interdisciplinares.

A 3ª etapa do PAVE 2014 será constituída de uma prova com quarenta e três (43) questões de múltipla escolha e de uma Redação.

As questões de múltipla escolha serão assim distribuídas: três (3) questões de Língua Estrangeira, cinco (5) questões de cada uma das demais disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Geografia, História, Química, Biologia, Física e Matemática, e cinco (5) questões interdisciplinares. A disciplina de Filosofia será exigida em alguma(s) das questões interdisciplinares.

O candidato, na Prova de Redação, deverá desenvolver uma dissertação de vinte e cinco (25) a trinta (30) linhas, incluindo-se aí o respectivo título. O que for escrito na parte externa à moldura da folha de resposta da redação não será avaliado, mas poderá ser considerado para fins de eliminação do candidato.

Entende-se por moldura o espaço delimitado por quatro retas dispostas em formato retangular, em cujo interior se encontram as linhas destinadas para a redação.

A redação será avaliada mediante os critérios de: I – Tema e Coletânea; II –Coerência; III – Tipo de texto; IV – Modalidade e V – Coesão.

>> Informações retiradas do site.

Para realizar as provas o aluno precisa estar devidamente matriculado tanto em escolas públicas quanto privadas. Cada etapa corresponde à série cursada.

Neste domingo os candidatos que se inscreveram têm a oportunidade de testar seus conhecimentos. Os portões dos locais de prova abrem às 12h20, e a prova começa às 13h.

Para quem for fazer a prova é necessário apresentar o documento de identidade original com foto. A prova será feita a caneta esferográfica, da cor azul ou preta de material transparente. Serão vetados matérias eletrônicos, calculadoras ou telefones celulares.

A candidata da Escola E. Cassiano do Nascimento, Mariana Marques, conta que está confiante. Ela está cursando o primeiro ano do ensino médio e fará a prova pela primeira vez. “ O nervosismo é grande, durante o ano fui me preparando, agora é só ter calma e amanhã mostrar meus conhecimento”, frisa ela.

Nós da AGPel desejamos a todos os participantes do PAVE neste domingo uma ótima prova.