Artistas gaúchos correm o risco de perder verba por demora na aprovação do Conselho Estadual de Cultura

O projeto GFilms Festival e a dupla 50 Tons de Pretas estão sendo prejudicados pela demora do CEC e o status de “não prioritário” nas decisões

Por Marisa Campos / Agência Em Pauta

Os projetos foram contemplados pelo edital da Natura Musical. (Fotos: Reprodução/ Instagram)

O festival de Hip-Hop GFilms, promovido pelo rapper Pelotense Guido CNR e a dupla Porto-Alegrense 50 Tons de Pretas, pode perder verba garantida pelo edital da Natura Musical, devido ao atraso na aprovação desse repasse através do Conselho Estadual de Cultura da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (CEC-RS). As reclamações deste atraso ocorreram desde o mês de julho através das redes sociais dos artistas.

A Natura Musical é um projeto de fomento à cultura que disponibiliza verbas para artistas, bandas e coletivos para utilizarem em prol de seus trabalhos artísticos. A seleção dos contemplados ocorre anualmente por meio de edital e a partir disso, acontece um processo de curadoria com diversos profissionais do campo da música.

No último edital, o GFilms Festival e a dupla 50 Tons de Pretas foram alguns dos projetos selecionados para obter esse incentivo financeiro extremamente disputado todos os anos. O valor para as cantoras será utilizado para o novo álbum autoral e para o Festival, será para custear a sua 6ª edição. Porém, para conseguirem usufruir deste apoio para seus trabalhos, as suas propostas inscritas devem ser aprovadas pelo Conselho Estadual da Cultura do RS por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

50 Tons de Pretas foram a atração principal do Festival Cabobu realizado em abril, em Pelotas. (Foto: Instagram @50tonsdepretas)

No dia 12 de julho, a equipe da 50 Tons de Pretas utilizou as suas redes sociais para manifestar-se contra aos critérios de escolha e desempate do CEC e também ao SEDAC, devido à demora na aprovação do financiamento e pelo motivo de o projeto ser classificado como “não prioritário” na ordem das decisões, mesmo sendo aprovado em todos os requisitos necessários que o próprio conselho propõe.

Logo no dia seguinte, a equipe do GFilms Festival também publicou em seu perfil no Instagram uma nota de repúdio indicando o mesmo motivo da demora e sobre a não prioridade, e até o momento o CEC não alterou essa classificação para os dois projetos. Dessa maneira, os dois podem perder o financiamento do edital da Natura Musical.

Uma das vocalistas do 50 Tons de Pretas, Grazi Pires fala sobre o sentimento em relação aos critérios do CEC: “Nos decepcionou um pouco pela postura de alguns conselheiros, pela falta de sensibilidade, pela falta do olhar para os projetos, considerandos itens que eles mesmo estipulam dentro da avaliação que eles fazem como legado, relevância e representatividade, então para a gente foi um pouco decepcionante.”

E acrescenta, ao ser questionada a partir de possíveis empecilhos que podem provocar na decisão: “A gente sempre costuma dizer que o fato de sermos mulheres, pretas e artistas, os empecilhos serão grandes e contínuos, e vamos enfrentar em todos os espaços e na cultura não seria diferente. Então é a base de resistência que seguimos fazendo o nosso trabalho de luta, de militância, de verdade.”

As cantoras já realizaram reuniões com a Secretaria da Cultura, também com a Procuradoria-Geral do Rio Grande do Sul e com o próprio CEC, tentando negociar e sensibilizar os conselheiros a fim de um resultado favorável, no entanto, o projeto voltou novamente pela terceira vez dentro da plataforma. A dupla ainda segue com as postagens de manifestos nas redes sociais e aparições nas mídias para que o cenário atual possa mudar.

Rapper comemora 25 anos de carreira em 2023. (Foto: Marcel Streicher)

Guido CNR, rapper e idealizador do GFilms Festival, também conta como se sente em relação à demora do repasse: “Me sinto frustrado, por ter alcançado um objetivo que parecia inalcançável, e hoje estar em eminência de perder o recurso por questões burocráticas. Passamos por um processo de seleção criterioso que é o edital da Natura, e hoje temos nosso projeto não sendo priorizado pelas mãos de um conselho que parece não enxergar a importância do impacto cultural que o festival tem para a região Sul do Estado.

Para ele, um fator determinante por ter sido contemplado pela Natura Musical é o legado, categoria importante na seleção: “Acredito que o fator determinante para termos sido contemplados no edital Natura Musical foi o legado construído ao longo dos anos. Não é fácil manter uma ação independente, sem recursos, por tanto tempo e com alcance tão grande como é o alcance do festival. Também por representar um coletivo de cultura periférica.”

Guido também ressalta que já participou de reuniões com a CEC e mesmo assim a proposta do evento não foi aprovada. O GFilms Festival acontecerá no mês de novembro em Pelotas, porém mesmo que seja aprovado, o recurso financeiro não chegará a tempo e as ações serão realizadas novamente com recursos independentes, como nas edições anteriores.

O Conselho Estadual de Cultura não retornou nenhuma forma de contato realizada por e-mail e mensagens nas redes sociais até o momento da publicação desta matéria.