Aplicativos para celular facilitam vida dos motoristas

Por Vicente Pardo

As novas tecnologias são parte importante na evolução da indústria automobilística. Porém, não somente os avanços tecnológicos dos veículos colaboram para melhorar a vida do condutor. Com a popularização dos smartphones, diversos aplicativos foram lançados visando ajudar o motorista nas mais diversas funções do cotidiano. Confira alguns exemplos que podem facilitar a sua vida no trânsito, trazendo mais segurança e economia.

Waze (Disponível gratuitamente para Android e IOS)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/GYSFBJ)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/GYSFBJ)

Talvez o aplicativo mais popular nesta categoria seja o Waze. Ele funciona em parceria com o GPS de seu aparelho, gerando uma amostra em tempo real do local onde você está trafegando.  O app apresenta as condições de trânsito, além de postos de combustível, acidentes e rotas alternativas.

O grande ponto positivo do Waze é o seu fator colaborativo, já que as informações ali presentes são fornecidas por outros usuários. O aplicativo se define, de maneira sucinta, como “milhões de motoristas de todo o mundo unem forças para escapar do trânsito, poupar tempo, dinheiro do combustível e melhorar o percurso diário de todos”.

Let’s Park (Disponível gratuitamente para Android e IOS)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/aCKPMU)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/aCKPMU)

Outro aplicativo que conta com a colaboração dos usuários para manter sua funcionalidade atualizada é o Let’s Park. Com a ajuda do GPS do aparelho, o app tem como objetivo mapear os estacionamentos próximos, o que facilita a vida do motorista na hora de procurar uma boa opção.

Além disso, a plataforma colaborativa permite que o usuário dê sua opinião sobre o estacionamento, consulte valores e cadastre novos estacionamentos no sistema. Apesar de não ter muitos usuários na região (nenhum estacionamento foi mapeado em cidades como Pelotas e Rio Grande), o Let’s Park é ideal para viagens.

Onde Parei? (Disponível gratuitamente para Android e IOS)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/dAk9ZQ)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/dAk9ZQ)

Pode parecer estranho, mas esquecer de onde se estacionou o carro é algo comum. Tanto quando o veículo está parado em alguma via ou em um estacionamento de algum grande estabelecimento, como um shopping por exemplo. O “Onde Parei?” é um grande aliado dos esquecidos.

O funcionamento dele é simples: ao estacionar o seu carro basta ativar o localizador no celular, assim ele marcará aonde o automóvel foi deixado. Outra ferramenta interessante do app é a possibilidade de configurar o tempo de permanência no local. O alerta é ideal para cidades como Pelotas, que possuem um sistema de estacionamento rotativo em alguns pontos.

Sinesp Cidadão (Disponível gratuitamente para Android e IOS)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/1C7S3c)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/1C7S3c)

Criado pelo Sistema Nacional de Informação e Segurança Pública, o aplicativo permite que o cidadão acesse diversos serviços do Ministério da Justiça. Em sua primeira versão, o Sinesp Cidadão permite que o usuário consulte informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do DETRAN.

O grande objetivo do app é dar ao condutor a possibilidade de consultar, através da placa de um veículo, se este é roubado. Além de colaborar para os compradores de carros usados, o aplicativo vem se tornando um aliado do Ministério da Justiça na recuperação de veículos furtados no Brasil.

Comentários

comments

Você pode gostar...