Jornalismo Científico: a importância da informação científica e a disseminação da notícia ao público

Professor Marcus Toledo, ganhador do Prêmio José Marques de Melo. Imagem: Centro Universitário Tiradentes/Divulgação

Por Luiza Pereira

Um dos temas mais recorrentes na sociedade envolve fenômenos naturais, os quais têm grande impacto a nível mundial. As notícias divulgadas nos jornais têm enfoque ambiental, abrangendo assim, questões como a escassez da água e as fontes de energia renovável, enquanto alternativa para desenvolver o meio ambiente mais sustentável.

A popularização da notícia científica vem cada vez mais viabilizando o seu acesso, ao passo que, tem como objetivo central, melhorar a qualidade de vida da população trazendo a reflexão sobre os acontecimentos ambientais e de que forma a partir da ação antropomórfica se pode contribuir para a preservação dos recursos naturais que ainda existem.

O professor Marcus Toledo ganhou o prêmio do Jornalismo Científico com a reportagem intitulada “Quede Água?”, na qual contou com a ajuda dos alunos do 8º semestre do curso de Jornalismo, que compareceram a localidade para conversar com as pessoas. A reportagem se propõe a discutir sobre a questão do difícil acesso à água pela população carente que vivem nas zonas rurais. Os dados estatísticos do IBGE, apresentados na reportagem, apontam que mais de 90% da comunidade não tem água potável nas torneiras e assim recorrem à sua busca desde a madrugada – com baldes e caneca -, aproveitando o pequeno resquício do recurso hídrico, do qual necessitam para a realização de suas tarefas primordiais.

Rosilaine Rodrigues, dona de casa, reside no sítio de São José da Laje e afirma que acorda cedo para buscar água e ter como cozinhar e lavar as roupas, senão depois não há água. Com isso, nota-se a luta diária pela sobrevivência dessa população com a escassez da água e, consequentemente, sua adaptação diante das dificuldades que enfrentam para a sua obtenção.

Há projetos ambientais, no entanto, que visam recuperar as nascentes, drenar a água a fim de realizar a limpeza no local e por fim, distribuir uniformemente para a população. Embora necessite de muitos gastos, a recuperação dessas nascentes é um grande investimento para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, simbolizando o ato de utilizar a ciência em prol da comunidade.

A importância trazida pelo enfoque da reportagem faz um paralelo com as pesquisas científicas dentro do jornalismo científico que são divulgadas por intermédio de artigos, revistas ou jornais e, são frutos de um aprofundamento no assunto, assegurando dessa forma a credibilidade e a confiabilidade da produção jornalística.

São diversas as contribuições do jornalismo científico e a sua importância em relação as reportagens que tratam do meio ambiente, é dada pelo fato de propor uma reflexão e também o despertar da consciência dos cidadãos no que infere as suas ações. A ciência, enquanto prática na área jornalística, está sofrendo inovações com as pesquisas, porém, ainda carece de profissionais na área que auxiliem os pesquisadores através de assessorias de comunicação nesse quesito.