A ASCENSÃO DOS “FOOD PARKS” EM PELOTAS

Comida de rua com qualidade, boa localização e ambiente agradável são as características mais almejadas por quem participa dos “Food Parks”

Por: Lenise Slawski Soares

Em 2016 Pelotas começou a dar seus primeiros passos para a realização de eventos conhecidos como “Food Parks”, uma tendência que está ganhando um grande público desde sua primeira edição na cidade. Essa categoria de evento alimentício surgiu há algum tempo, mas somente nos últimos dois anos vem tendo um crescimento na adesão da ideia.

sem-tituloDivulgação Disco Xepa

O 1° Food Park de Pelotas aconteceu no dia 03 de março deste ano e o local escolhido para a realização do evento foi um estacionamento. As tendas, “food trucks”, “food bikes”, estavam localizados em um espaço um tanto pequeno, o que deixou alguns participantes insatisfeitos.

sem-tituloDivulgação Food Park Pelotas

Angélica Araújo, estudante de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas contou que ficou decepcionada com esta primeira edição. “Eu não curti muito por causa do espaço, achei pequeno e tinha muita gente, ficava difícil de andar e até de conseguir comer. Acredito que ideia seja boa e tem uma grande oportunidade de crescer aqui em Pelotas, mas fazer esse evento em um estacionamento foge totalmente da proposta original que surgiu através dos “Food Trucks”, que é estar na rua”.

Em junho, ocorreu o Disco Xepa, que fez parte do Festival de Gastronomia da Fenadoce. O evento seguiu a linha do “Food Park”, contando com inúmeros participantes na venda dos produtos alimentícios. Essa edição foi realizada num espaço bem amplo, onde os participantes podiam circular com facilidade e mesmo com o grande público a compra não era demorada e o ambiente era muito agradável.

A Gabriela Moraes, também estudante de Gastronomia participou da edição juntamente com três colegas da faculdade na produção e venda de produtos e contou sobre a oportunidade. “Foi uma experiência bem diferente pois eu nunca havia participado como cozinheira, somente como cliente. O evento foi muito produtivo, pois além da ideia de ser realizado na rua, seguindo os modelos de “food parks”, muitos alimentos eram feitos com o reaproveitamento de produtos. Juntamente com isso, a valorização do mercado alimentício da cidade é algo que chama a atenção de quem busca participar de eventos como esse”.

sem-tituloDivulgação Disco Xepa

Gabriela também falou sobre as perspectivas que rodeiam esse tipo de empreendimento e como a sua participação ajudou no seu crescimento profissional, demonstrando estar muito satisfeita com a profissão que escolheu seguir. “Sem dúvida, lidar com a rapidez do preparo, aproveitamento de alimentos e também a parte administrativa do negócio fez com que eu veja como é este ramo. Acredito que os “Food Parks” são eventos que chamam muita atenção de quem gosta de uma boa comida de rua, aquela que tem gosto e qualidade. Logo, prevejo um crescimento desse setor na cidade. Espero poder participar de muitos destes que ainda virão pela frente, pois sempre é uma experiência ótima, não somente para mim, como chefe de cozinha, mas para quem participa e pode avaliar o desenvolvimento que esse ramo vem tendo”.

sem-tituloDivulgação Disco Xepa

Além destes eventos, muitos outros vêm sendo organizados por diferentes equipes em Pelotas. Muitos restaurantes e “pubs” vêm aderindo essa ideia de eventos de rua, promovendo um ambiente agradável, com comida simples e gostosa e aliando ainda a cultura com atrações musicais e de artes.