As mídias sociais como base para uma nova forma de economia sustentável

Por: Rayane Lacerda

Com o surgimento da internet, a comunicação de toda uma sociedade já estruturada passou a sofrer inúmeras transformações – as quais, em grande parte, foram rápidas e inesperadas. Entre as principais características desse novo meio de interação, pode-se citar o advento das mídias sociais, isto é, sites capazes de criar grupos, comunidades, páginas e perfis que unem pessoas em torno de um mesmo propósito ou preferência.

Ao pensar os benefícios que nascem na rotina de cada indivíduo, a formação de uma nova forma de economia sustentável ganha destaque. Os brechós online são fontes de renda e proporcionam a reutilização de peças que antes eram facilmente descartáveis.

Os pontos positivos de um brechó online

Para Claudine Zingler, 20 anos, usuária fiel dos brechós online, também é uma maneira de adquirir exclusividade na hora da compra. Além disso, ela também explica como conheceu essa atividade nas mídias sociais: “Foi bem natural. Antes, eu comprava somente em brechós com lojas físicas […]. Depois, há cerca de um ano, começaram a surgir brechós no Instagram. Existem alguns que até nem tem loja física, fazem tudo online e depois te mandam a peça por correio.”.

Quando questionada se de fato emergia uma nova economia, Claudine confirma que sim. Ela vai além e julga ser uma ferramenta de troca que não agride o meio ambiente.

Urban Brechó: o Instagram como fonte de renda para estudantes Após a expansão de grupos  e páginas no Facebook que efetuam a venda, compra e troca de roupas e acessórios, a rede Instagram – aplicativo que prioriza fotos e vídeos autônomos – também reúne adeptos da alternativa. É o caso da Urban Brechó, um novo perfil criado por duas estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), dos cursos de Jornalismo e Design Gráfico.

Em uma conversa com Amanda Mattos e Karissa Yokemura, idealizadoras da loja, é possível entender melhor o propósito existente. “Nós duas sempre fomos ligadas em comunicação e moda. A Urban surgiu de uma conversa sobre a quantidade de brechós online que estão surgindo em Pelotas […]. Nossos guarda-roupas sempre tiveram muitas peças que não usávamos (novas e usadas) e vimos isso como uma oportunidade de reciclagem de moda e a possibilidade de conseguir um dinheiro extra no mês.”, comenta Amanda.

Foto: Primeira peça divulgada no Instagram/Amanda Mattos

Elas levantam, ainda, um conceito importante que surge para designar tal prática de compras e vendas online: “[Nosso objetivo] é conseguir criar um nome forte e estimular o movimento Slow Fashion – o qual incentiva o desapego e o consumo de moda consciente – em Pelotas e região.”.

A Urban funciona inteiramente por meio do Instagram, criando o contato direto e eficaz com os seus clientes. “Arrumamos as peças, tiramos as fotos, editamos e postamos. A pessoa interessada pode comentar ou chamar pelo Direct [ferramenta de conversa privada do aplicativo] e então, combinamos a entrega.”, explicam. O pagamento, por sua vez, é realizado à vista no ato da entrega.

Brechós presenciais organizados online:

Além da troca, compra e venda online, as mídias sociais também passaram a ser utilizadas como uma plataforma para organizar os brechós presenciais. Os eventos são destinados a um público específico, em grande parte mulheres, a fim de criar um espaço com reciprocidade e sororidade entre elas.

Helena Oliveira, estudante e organizadora do evento Brechó das Deusas, comenta a relevância presente nesse tipo de troca: “Em um mundo onde tu precisa consumir sempre o produto mais novo, modificar esse ato e consumir conscientemente é uma maneira de contracultura.”. O evento foi criado no modo privado para limitar o acesso, estabelecendo uma troca de mulher para mulher – além de criar uma rede com apenas pessoas interessadas no assunto.

Quando questionada sobre os eventos presenciais organizados por meio das mídias, Claudine levanta um ponto importante: os brechós beneficentes. “[Os eventos presenciais] são feitos com vários propósitos. Já vi muitos brechós beneficentes em prol de, por exemplo, animais abandonados, como os 84 Gatos da Gonça, ou de alguma ONG.”.

Dessa forma, percebe-se que as mídias sociais e as atividades que nelas ocorrem vão muito além de simples interações virtuais: mobilizam inúmeras pessoas em torno de um mesmo propósito. Seja pela economia, pela sustentabilidade ou pelo gosto pela moda, os brechós online são uma ótima opção para quem gosta de inovar.