A GAROTA NO TREM

Por: Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Rachel (Emily Blunt), uma alcoólatra desempregada e deprimida, sofre pela separação recente de Tom (Justin Therux). Todas as manhãs ela viaja de trem de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um jovem casal (Haley Bannet e Luke Evans) que vigia pela janela. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre à polícia e se vê completamente envolvida no mistério.”

Embora não tendo a mesma autoria, os livros A Garota No Trem (Paula Hawkins) e Garota Exemplar (Gillian Flynn) fazem muito sucesso. Talvez porque lidam com o universo feminino ou porque sejam bons suspenses.

Com direção de Tate Taylor é um filme sério, que segue a linha de seu semelhante: alguém desaparece e não sabemos quem é o criminoso. E, enquanto assistimos ao filme, vamos fazendo suposições.

Pelo que percebi, os que leram o livro se decepcionaram com a adaptação. Eu resolvi lê-lo depois. Então eu posso afirmar que o filme é bom. Os atores têm bom desempenho, principalmente Emily Blunt que personifica, com todas as letras, uma mulher triste.

Rachel, depois da separação, além de ter se tornado alcoólatra, viaja de trem todos os dias e passa pela casa onde já morou. Ali, naquela rua, também mora o casal perfeito. São jovens e estão sempre em harmonia. E Rachel, de certa forma, inveja àquela felicidade.

Megan é a garota que Rachel admira. Além de linda, tem um homem que a ama e é fiel. Mas ela também observa Anna, a atual esposa de seu ex-marido, e a filhinha deles. E tem ressentimentos por ter deixado a casa de seus sonhos para eles.

Até que um dia Rachel observa Megan e outro homem na varanda. Eles estão abraçados. E ela não suporta a infidelidade. Ela desce do trem, entra na floresta e quer alcançar Megan para gritar o que pensa dela. Então apaga.

Quando acorda está em casa, ensanguentada, machucada e sem saber o que aconteceu. Enquanto Megan está desaparecida.

O que aconteceu? Megan está morta? Se estiver, quem a matou? O marido, ao descobrir a traição? O amante? Ou foi Rachel que perdeu o controle?

Essas são algumas das perguntas que perturbaram a plateia do Cineflix do Shopping Pelotas durante as, quase, duas horas de filme.

O filme tem alguns problemas com a passagem de tempo, que está à frente ou num passado próximo. É lento na primeira parte. Mas compensa pela atuação da atriz principal que, nem de longe, lembra a companheira de Tom Cruise em No Limite do Amanhã.

Emily, que fez questão de ler o livro antes de filmar, difere da personagem em muitos aspectos. Mas o mais curioso é que, enquanto a personagem é estéril, Emily descobriu, durante as filmagens, que estava grávida.

A Garota no Trem é um bom filme, que aborda o tema delicado de mulheres que se rebelam contra a autoridade masculina. Aliás, um tema sempre atual. Vale a pena ser assistido!

Nota 9.

Trailer:

“>

Comentários

comments

Você pode gostar...