B-Moda Satolep: brechós unidos em busca do consumo sustentável

B-Moda promove inclusão e integração. Foto: Jéssica Lopes

Por Jéssica Lopes e Milene Lages

“O B-Moda Satolep surge da necessidade em Pelotas de termos um evento lado B, não só B de brechó, e sim do lado B, que seja um evento de moda mais autoral e menos comercial”, ressalta a jornalista e proprietária do Nina Garimpa,  Aline Ebert.

No dia 21, ocorreu o B-Moda Satolep, no Museu do Doce. Com a proposta de moda sustentável, o evento contou com bazar criativo, apresentações culturais e um desfile de tirar o fôlego, empregando a mensagem MENOS PLÁSTICO MAIS PLANETA do Modefica, de São Paulo, em parceria com o Brechó Nina Garimpa.

Conversamos com a estudante de comunicação visual, Maiara Silveira, dona do instagram @subloop, onde ela posta suas ilustrações e designs. Estampando suas criações em camisetas, ela quis trazê-las de uma forma mais usual para que as pessoas pudessem utilizá-las no dia-a-dia, não só deixando as artes penduradas nas paredes de suas casas. As camisetas produzidas por Maiara trazem uma identidade singular a quem as utiliza, com frases de efeito diferenciadas que dão um estilo único às peças. “Minha proposta é passar amor, para que as pessoas possam ver a beleza nelas”, frisa Maiara.

A cultura senegalesa também foi representada no evento. Foto: Jéssica Lopes

Cada estande trouxe uma proposta diferente, integrando diversos designs e culturas. Ana, designer e estudante de Antropologia, foi convidada pelo brechó Nina garimpa para expor artes com a temática negra. Algumas de suas artes são realizadas por estudantes da “UFPel da Ocupação”, localizada em Pelotas, que trabalha por meio de reciclagens de jeans na produção de bolsas. O nome dado a marca foi “Ocupajeans”. Ana ressalta a importância de passar a ideia de moda sustentável para o público: “É importante saber de onde veio a peça que estamos usando, se não tem trabalho escravo por trás disso, e aderir a reutilização das coisas que temos, seja por meio de customizações ou de alguma outra forma. Precisamos saber para onde vai todo o lixo gerado pela fabricação das peças de roupas, e revolucionar como consumidores”.

Às 17h aconteceu o desfile de quatro brechós da cidade, no qual todos mostraram suas propostas mais sustentáveis. O universo fashionista tem ampliado a discussão sobre moda sustentável, conscientizando as pessoas de que moda não é apenas algo que se usa e joga fora, mas que contempla histórias, e nós, como consumidores, necessitamos dar mais valor ao processo de criação de nossas roupas.

A cidade de Pelotas tem incentivado o consumo consciente, propondo ideias e eventos que expliquem a importância de fazer escolhas mais sustentáveis na hora de comprar. Porque “Nós amamos a moda. Mas não queremos que nossas roupas explorem pessoas, ou destruam nosso planeta!” – Fashion Revolution.