Rematrícula para alunos da UFPel começa esta semana

Nesta quarta-feira (22) os interessados em fazer a rematrícula devem acessar o Cobalto

por Andressa Machado

O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas (COCEPE/UFPel) definiu em reunião que as datas de matrícula online e do início das aulas do segundo semestre estão confirmadas e serão mantidas conforme o que já estava proposto.

O período de solicitação de matrículas online é desta quarta-feira (22) até a próxima (29). Já o início do segundo semestre será no dia 10 de agosto.

A dúvida surgiu entre os alunos graças à greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel que já tem mais de 40 dias. Maria Carolina Malheiros, aluna do curso de Medicina, deixou claro que a greve trouxe dúvida para os alunos, visto que não sabia se a rematrícula iria de fato acontecer ou se o calendário acadêmico seria alterado.

– Graças à greve, acho que poderia haver mais divulgação sobre as datas para ajudar os alunos – ressaltou a estudante.

Como fazer a rematrícula?

Matrícula online

Para a solicitação da matrícula online o aluno precisa, primeiramente, acessar sua conta no Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br). Depois de fazer o acesso, no menu ao lado esquerdo, basta clicar em UFPEL > Aluno > Cadastros > Solicitação de matrícula.

Depois de realizada a solicitação é preciso que o aluno fique atento e verifique se a matrícula foi realmente efetivada e se as matérias estão corretas. Esta verificação poderá ser feita a partir do dia 3 de agosto, no mesmo local onde se realizou a solicitação. Qualquer mudança deverá ser solicitada no colegiado do curso no período de correção de matrícula (de 4 a 7 de agosto).

Matrícula especial

Para realizar a matrícula especial é preciso que o aluno a solicite no curso onde a disciplina está sendo ofertada, no período de 10 a 11 de agosto. Esta solicitação também é feita pelo Cobalto, no menu ao lado esquerdo em UFPel > Aluno > Consultas > Vagas matrícula especial.

O aluno deve apresentar no ato da matrícula uma autorização por escrito do coordenador do seu curso.

Para visualizar o calendário acadêmico completo de 2015, basta clicar no link: