Conhecimento além dos muros da escola

por Luiz Ebersol, Matheus Pereira e Yago Moreira

É praticamente impossível desassociar a imagem do rádio de sua importância social. Tendo surgido anos antes da televisão no Brasil, o rádio vem acompanhando os brasileiros por décadas. Enquanto os meios de comunicação parecem digladiar-se para descobrir qual é o mais importante ou qual conquista maior audiência entre eles, o rádio muitas vezes parece incólume à passagem do tempo e ao surgimento de outros meios, mantendo seu espaço e seu séquito de ouvintes.

Pensando neste caráter social e democrático do rádio e na importância da leitura e da escrita é que surgiu o projeto de extensão coordenado pela professora Vanessa Damasceno. Realizado por Vanessa e por alunos do Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto chamado A leitura, a escrita e o rádio na construção da cidadania, busca trabalhar junto aos alunos do ensino médio da rede pública de Pelotas. Neste caso, os estudantes do Colégio Tiradentes da Brigada Militar formam o grupo que enseja a ideia.

Dentre os objetivos, desenvolver com os alunos a reflexão, o senso crítico e a criatividade estão entre os principais pontos. A ideia é que os jovens se sintam atraídos pela leitura e pela escrita, apropriando-se destes artifícios para evoluir como indivíduos pensantes e críticos, afastando-se sempre da passividade e do conformismo.

– O projeto também surgiu a partir da necessidade de a gente levar um pouco do conhecimento que temos para os alunos da educação básica – afirma Vanessa.

Projeto "A leitura, a escrita e o rádio na construção da cidadania" trabalha com alunos do ensino médio (imagem: arquivo)

Projeto “A leitura, a escrita e o rádio na construção da cidadania” trabalha com alunos do ensino médio (imagem: arquivo)

Como funciona o projeto?

O processo basicamente se divide em duas etapas. Na primeira, os alunos assistem e participam de palestras semanais ofertadas pelos realizadores e membros do projeto. O debate é amplo e sempre busca trazer o aluno para o centro da discussão, não permitindo que ele se torne apenas um ouvinte, mas também um interlocutor presente. Os temas são sempre atuais e de notável relevância social; tudo, claro, relacionado à leitura, escrita e ao senso crítico.

Na segunda parte serão realizadas oficinas que elucidarão o processo produtivo de uma rádio, permitindo que os alunos conheçam a estrutura e como se produzem programas de rádio. Assim os estudantes poderão criar e apresentar seus próprios programas, embasados, por exemplo, nas palestras ofertadas na primeira etapa e nos conhecimentos técnicos adquiridos na segunda.

Para os alunos e professores do Colégio, o projeto é uma atividade extracurricular muito bem-vinda, além de ser uma ideia diferenciada. O rádio como meio de comunicação promete unir não só os envolvidos em sua produção e execução, mas também aproximar a escola da comunidade e sua realidade social. No quadro geral, para os responsáveis pelo projeto os resultados têm se mostrado produtivos e relevantes. A cada nova conversa, em diferentes debates, os alunos vão se abrindo e dialogando mais. Aos poucos, em maior ou menor grau, vão se fomentando indivíduos questionadores, versados pela crítica e amparados pela leitura/escrita e pelos meios de comunicação.