Bombeiros não tem idade!

Com roda de conversa e atividades lúdicas, a oficina ensina as crianças sobre cuidados com o meio ambiente, técnicas básicas de primeiros socorros e como ajudar ao próximo em situações de risco em oficinas interativas para as crianças no Shopping Pelotas

Por Bruna Farias e Renata Ávila / Em Pauta

Crianças utilizam os equipamentos e realizam o salvamento de uma boneca, como forma de aprender o que fazer em situações parecidas. Foto: Bruna Farias/ Em Pauta

O projeto Bombeiro Civil Kids, promovido pela Projeta Sul e pelo Shopping Pelotas durante os meses de janeiro e fevereiro, procura juntar diversão e aprendizado para crianças de 03 a 14 anos. Em sua terceira edição, a iniciativa ensina de forma lúdica para o público infantil sobre como cuidar do meio ambiente, práticas de primeiros socorros e de como auxiliar o próximo, caso necessário.

Com duração média de uma hora, o projeto conta com cinco oficinas, onde as crianças aprendem brincando a respeitar a natureza, não jogar lixo em lugares inapropriados, técnicas de primeiros socorros, como identificar situações de risco e o que fazer diante delas, prevenção contra incêndios e com direito a um passeio na unidade básica de atendimento.

Oficina é montada para apresentar os materiais utilizados em emergências para as crianças. Foto: Bruna Farias/Em Pauta

Everton Guimarães Furtado, proprietário da Projeta Sul e coordenador do projeto, explica que as atividades foram pensadas para que todas as crianças consigam realizar. “A gente selecionou de uma forma simples, onde a gente conseguisse incluir todas as pessoas. Esse ano a edição conseguiu trabalhar muito mais a parte inclusiva, com pessoas com deficiência e com pessoas com transtorno de espectro autista”, explica Everton.

A Projeta Sul, empresa que atua desde 2016 na capacitação e formação de bombeiros civis que trabalham em empresas e companhias privadas, eventos e shows, realiza desde 2019, juntamente com o Shopping Pelotas, o Bombeiro Civil Kids. Everton pontua que a ação é uma forma de descontrair do duro trabalho diário dos bombeiros e socorristas. “A gente não sai cansado, a gente sai renovado, porque a gente vê histórias de superação das crianças, a alegria delas quando chegam aqui e conseguem fazer todas as atividades, saem falando ‘agora eu sou bombeiro’”, conta o coordenador do projeto.

Todos os profissionais que auxiliam na organização e realização do projeto Bombeiro Civil Kids são voluntários formados pela Projeta Sul. Gisele Machado Camargo, bombeira civil formada pela empresa, escolheu ser voluntária na oficina por ver a iniciativa não só como uma forma de ensinar as crianças, mas também de influenciar o futuro das mesmas: “Quando eles crescerem, podem lembrar do cursinho que fizeram aqui e pensar que podem trabalhar com isso e ajudar ainda mais pessoas”, relata a bombeira.

A última atividade da oficina é mais radical. As crianças fazem um circuito de obstáculos que termina com a descida de rapel. Foto: Bruna Farias / Em Pauta

A ação chamou a atenção de vários pais que estavam passeando com seus filhos no shopping durante o final de semana. Mãe do Eduardo, de 6 anos, Priscila Lopes Cardozo, destaca a importância de ver seu filho participando desse tipo de atividade. “As técnicas de ressuscitação, é super importante em função da questão de poder prevenir a vida, né? Poder salvar a vida de outras pessoas e qualquer intercorrência, ele está ciente dos caminhos que devem ser percorridos na sequência”, pontua Priscila. Todas as 15 crianças que participaram da oficina mostraram-se animadas com os aprendizados e as atividades. Eduardo fala sobre suas partes favoritas: “O que eu achei mais legal foi descer de rapel e andar de ambulância, foi muito divertido”.

A oficina Bombeiro Civil Kids ainda acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro no Shopping Pelotas, ao lado da loja Paquetá Calçados, no sábado (10) das 10h às 20h e no domingo (11) das 14h às 20h.

Comentários

comments

Você pode gostar...