3° Semana do Hip Hop em Pelotas

Por Francine Dias

Nessa segunda-feira (20), na Biblioteca Pública Pelotense, foi realizada a abertura oficial da 3° Semana do Hip Hop em Pelotas.

Conforme o site da prefeitura de Pelotas, na ocasião, o prefeito Eduardo Leite falou sobre a importância do movimento para a cidade e salientou sobre o orgulho e satisfação que sente por ter participado da instituição da lei, na época como vereador, e atualmente poder estar apoiando o evento como prefeito. “Ele tem tudo para ser um sucesso e, com os anos, crescer e melhorar ainda mais”, comenta.

150c326f61df3562008be7dd1e16e1bb

Foto: Eduardo Beleske

Durante a inauguração, além do prefeito, marcaram presença a vice Paula Mascarenhas, a secretária de Justiça Social e Segurança Clesis Crochemore e o Secretário de cultura Giorgio Ronna,

De acordo um dos coordenadores do evento, Vagner Borges, este movimento tem como principal objetivo a divulgação do Hip Hop e de seus quatro elementos (DJ, MC, B-Boy e Graffiti), além da busca pela inclusão e resgate desta cultura. “Em outubro de 2011 foi institucionalizada a lei municipal nº5843, em que anualmente, na segunda semana de outubro, será realizada a semana do Hip Hop. Movimento cultural voltado a divulgação, resgate e inclusão desta categoria”, comenta.

Durante a 3º Semana do Hip Hop, além de palestras, estão sendo realizadas oficinas de dança, grafite e basquete de rua. Entre os palestrantes estão os dançarinos Otávio Rego e Tagner Mattos, integrantes do Trem do Sul, grupo de dança que tem se destacado nacionalmente e que no ano passado foi Campeão Sul Americano de Hip Hop. Em relação aos oficineiros, destacam-se nomes como Gabriel Bilhalva, Henrique Borges e Betoven Mendonça.

Hoje, das 14 às 16 horas, as oficinas e palestras serão realizadas na escola José Saldanha da Gama no bairro Areal e amanhã, no mesmo horário, na escola Carlos André Laquintinie, Porto.

Borges relatou que a Associação Pelotense do Hip Hop, que existe desde agosto de 2011, está em busca de um espaço fixo para dar continuidade aos seus trabalhos. “Este ano recebemos uma verba pelo projeto de participação popular do governo do estado. Queremos investir este dinheiro em um espaço, uma casa, para que possamos aplicar nosso trabalho efetivamente”, finaliza.

O encerramento da 3° Semana do Hip Hop será realizado dia 08 de novembro, às 15 horas, no Largo Edmar Fetter.