Lançamento do disco “O Velho Pássaro Que Sussurra”

Por André Pereira

Hoje, a banda La Tríade lança o seu primeiro trabalho autoral. O disco começou a ser produzido no ano passado, durante esse tempo foram elaboradas seis faixas musicais tendo no total quase trinta minutos de duração.

O EmPauta conversou com Lucas Consentins, vocalista, guitarrista e principal compositor da banda.

EmPauta: Como vocês caracterizam o som que a La Tríade faz?

Lucas: O som tem características da MPB, do blues e do progressivo

EP: Como vocês chegaram nessa sonoridade?

L: Chocando influências e ouvindo outros tipos de sonoridades, explorando as personalidades (influências musicais) dos instrumentistas diversos que passaram pela banda e também de todo o meio cultural da cidade.

EP: Qual é a dificuldade, atualmente, de produzir som autoral em uma cidade onde os barzinhos cada vez mais dão preferência para o cover?

L: A cidade não supre a grande quantia de músicos. Existem excelentes trabalhos autorais dos mais diversos estilos, temos uma secretaria da cultura que promove uma pequena abertura para alguns eventos remunerados para trabalhos próprios por meio de editais, mas ainda assim uma parcela muito pequena da população artística é contemplada. Bares como o Teus Primos, o Diabluras e o Bem Brasil tem sido os espaços mais abertos para músicas autorais dentro da cidade, mas ainda falta muita união e valorização dos músicos para chegar nas condições mínimas para surgirem algumas bandas sustentadas pelo som próprio, sem depender que os integrantes tenham que ter dois empregos.

EP: Vai acontecer o lançamento físico do álbum?

L: Vai sim, possivelmente no dia 19 de julho no evento do João Gilberto.

EP: O que é o “velho pássaro que sussurra”? Por que esse nome?

L: O álbum está completamente interligado e ao mesmo tempo ele passa por diversas sonoridades e diversos temas. A primeira música (Promessas) é de 2015, as demais vieram no ano seguinte e trazem temas mais profundos, como autoconhecimento, contestação de verdades “absolutas”, transmissões de energias e pensamentos. Sobre o nome do disco: a música “Antenas” tem um trecho que diz “Eu vejo uma senhora resmungando há dois milênios, enquanto o velho pássaro sussurra o dia inteiro, mas quando ele voar para o norte será tarde, a flauta sussurrando a harmonia da verdade”. O sussurro do velho pássaro pra mim é uma visão que transcende os nossos problemas cotidianos, uma voz interna que talvez todo mundo tenha, mas que nunca grita. Que a gente só encontra quando a gente cala a boca da alma.

EP: Quem é o pessoal que faz parte da banda atualmente?

L: Os membros fixos são: Juan Silva no baixo, Cassio Mendes na guitarra e voz, Lucas Consentins, vocal e guitarra, Gabriel e Rafael Soares revezando percussão e bateria.

EP: Algumas participações especiais?

L: Para esses dois shows que estão marcados vão ocorrer diversas participações, como a do Le Dipa (vocais, guitarra e teclado) e William Borges (bateria) que participaram das gravações e de diversos shows da banda.

O show de lançamento está marcado para o domingo (25) no Sofá na rua, o evento começa às 15 horas. Além do show da La tríade, o evento também vai contar com a apresentação da banda James Joyce e do grupo de dança trem do Sul. O Sofá na rua é ao ar livre e acontece em frente ao galpão Satolep, na rua José do Patrocínio, no porto de Pelotas.

Para conhecer melhor o trabalho da banda basta acessar sua página no Facebook.  Quem quiser participar pode conferir o evento aqui.

 

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...