IV EIFI presta justa homenagem a Beatriz Ana Loner

Recentemente me foi solicitado um pequeno texto que explicasse, a um leitor pouco entrosado às temáticas abordadas pelo IV EIFI, sobre o porquê homenagear Beatriz Ana Loner nessa edição do evento.

Fiquei pensando nos motivos que me levaram a propor, em um momento conturbado de minha vida, todo um encontro em homenagem a ela e encontrei vários, que passo a elencar a cada um de vocês: Beatriz foi uma pessoa que dedicou a vida toda ao magistério, ensinando junto à rede estadual, em um primeiro momento e depois, por muitos anos, na Universidade. Nestes espaços gostava do bom debate e da pluralidade de opiniões, tão caras nos dias de hoje. Na sala de aula tinha sua atuação marcada pela participação dos alunos, que eram convidados e, principalmente, incitados a se manifestar. De outra forma, foi uma das pesquisadoras que conheci que mais compartilhou seus conhecimentos e descoberta de fontes, fazendo isso não só dentre a comunidade acadêmica, mas também e, especialmente, fora dela, junto aos movimentos sociais.

Beatriz ainda se dedicou a pesquisar temas que há alguns anos atrás não eram tão explorados como os operários e sua organização e a trajetória de afrodescendentes, a partir de movimentos de luta e resistência, possibilitando a formação de toda uma rede de estudos, que tem se fortalecido através de grupos de trabalhos, alguns deles capitaneados, atualmente, por seus ex orientandos, hoje professores.

Beatriz, para além dessa pesquisadora engajada, construtora do NDH, foi uma mulher lutadora, que atuou em partidos, sindicatos e associações, sempre reivindicando o que considerava justo.

Foi, como várias somos, múltipla: companheira, mãe, amiga, orientadora, professora, colega de trabalho, enfim, uma mulher que queremos reverenciar nesse encontro, justamente para que suas ideias e seu modo de se colocar no mundo não seja esquecido.

Seu legado e sua obra fazem parte de nossa trajetória, inspira alunos, mobiliza militantes e lutadores em campos os mais diversos. Por tudo isso Beatriz Ana Loner continua presente e assim estará por longos anos.

Lorena Almeida Gill
Coordenadora do IV EIFI