Ensino de História

Profa. Dra. Lisiane Sias Manke (PPGH/ICH – UFPel) | Profa. Dra. Renata Braz Gonçalves (PPGH /ICHI – FURG)

O Simpósio Temático tem como propósito reunir comunicações que apresentem resultados de investigações sobre o Ensino de História como aparelho cultural, social e político, bem como, análises reflexivas e críticas de vivências de ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos. Assim, propõem-se abrigar trabalhos que tratem das práticas de ensino, incluindo a produção e uso de materiais didáticos em diferentes contextos de ensino-aprendizagem, das salas de aula às bibliotecas e associações, por exemplo, a fim de possibilitar reflexões sobre as questões que envolvem a produção do conhecimento histórico escolar, os modos de fazer e os sentidos da história ensinada.

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2016)

FILATOW, Fabian. Prefeitura Municipal de Esteio e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Histórias em Quadrinhos no Ensino de História: prática, possibilidades, reflexões.

CORRÊA, Sabrina. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. GONÇALVES, Renata Braz. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Recursos midiáticos no Ensino de História: desenvolvimento de competências em informação e mídia.

VELASCO, Shana Vidarte. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. GONÇALVES, Renata Braz. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Práticas de pesquisa escolar no ensino de História: possibilidades para os docentes.

FARIA, Simone Gomes. Universidade Federal do Rio Grande/FURG. A formação do historiador-docente em perspectiva comparada: Brasil e Uruguai.

FARIA, Simone Gomes. Universidade Federal do Rio Grande/FURG. A relação da docência com a pesquisa na visão de historiadores-docentes do Brasil e Uruguai.

CONTE, Tiago. Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul – PUCRS – CAPES/Prosuc. “História Nova do Brasil”, uma obra didática e política.

MANKE, Lisiane Sias. Universidade Federal de Pelotas – UFPel. SOUZA NETA, Maria Carolina Padilha de. Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Usos e sentidos do livro OSPB, de Frei Betto, na prática docente de uma professora.

WINK, Júlio Cezar Costa. Escola Estadual Dom Antonio Reis. OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Unicruz. A linguagem e história no contexto das práticas socioculturais e desenvolvimento social na obra de Chico Buarque.

SOARES, Rodrigo Lemos. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. “Quero ver balanciar!” Notas sobre o ensino de danças de exus e pombagiras em terreiros de quimbanda no Rio Grande/RS.

Sessão 2 (26/10/2018)

SILVA, Paulo Gutemberg de Noronha. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. SENNA, Adriana Kivanski de. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Reminiscências de egressos da educação básica acerca do ensino de história afro-brasileira.

SILVA, Anelise Domingues da. Universidade Federal de Pelotas. A obra de Cotrim sendo analisada em uma coleção de livros didáticos para o ensino médio.

ESLABÃO, Daiane. Universidade Federal Do Rio Grande – FURG. SANTOS, Thays Rodrigues. Universidade Federal Do Rio Grande – FURG. Competência informacional e ensino de história: um diálogo que promove aprendizado eficiente.

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Universidade Federal de Santa Maria – Fundo de Incentivo de Extensão (FIEX/UFSM). Ensino de História em escolas rurais: os espaços não-formais como possibilidade de valorização da cultura do campo.

ROCHA, Augusto. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. QI Faculdades Integradas. A reinvenção do Ensino de História em um Museu Militar.

COSTA, Ana Paula do Amaral. Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. MACKMILLAN, Vanderli Machado. Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul – FURG. Sarau Cultural: uma proposta interdisciplinar sobre o lugar das vivências cotidianas

DRUMOND, Juliana da Silva. UFRRJ. Piquenique Histórico: estratégias para aproximar o passado.

KLAUSBERGER, Marcos Irineu.  IFSul – UFRGS. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. UFRGS. O lugar do Ensino de Geografia no entre-lugar de fronteira: transpassar os limites curriculares.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
lisianemanke@yahoo.com.br

Ensino de História: Fontes, Objetos e Metodologias