A História Política

Jonas Moreira Vargas (UFPel) | Rodrigo Santos de Oliveira (FURG)

Ao longo do século XX, a História Política sofreu uma série de críticas, tanto no que diz respeito aos seus objetos clássicos de análise, suas metodologias e fontes de pesquisa, quanto aos sujeitos históricos que dela faziam parte. Contudo, passada a época do seu relativo desprestígio, a História Política viu-se historiograficamente renovada, tanto no exterior quanto no Brasil. Autores como René Remond, Pierre Rosanvallon, Pierre Bourdieu, ReinhartKoselleck, Quentin Skinner, entre outros, foram incorporados em notáveis contribuições, transformando de forma determinante o campo historiográfico considerado. Neste sentido, a revitalização de tais estudos apresentou um maior diálogo com outras disciplinas, favorecendo uma renovação dos seus métodos, objetos e referenciais teóricos, assim como a ampliação do seu manancial de fontes documentais.

Atualmente, a historiografia tem apresentado cada vez mais trabalhos preocupados com uma abordagem mais social do político, dos múltiplos agentes históricos que atuavam no interior de suas instituições e fora delas, assim como temas relativos às ideias e aos conceitos políticos sob análises com enorme dinamismo e criatividade. O presente Simpósio Temático tem como proposta abrir um espaço para pesquisas abordando temas relativos à História Política renovada, promovendo um maior debate a respeito da produção historiográfica recente.

 

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2018)

REMEDI, José Martinho Rodrigues. UFSM. “Com gentes do Estado Oriental”: política e violência na fronteira sul-rio-grandense no século XIX.

MENEGAT, Carla. Instituto Federal Sul-Riograndense – Pesquisa com financiamento PROPESP-IFSul. De velhos papéis também se lê novas histórias: por uma abordagem social da documentação diplomática.

MAIA, Leonardo. Universidade Federal de Santa Maria. Breves apontamentos acerca da história da faculdade de Direito de Pelotas.

FERTIG, André. Universidade Federal de Santa Maria. “Ao meu amigo Jéca”: a atuação política do General Câmara através de cartas recebidas (1870-1889).

FARINATTI, Luís Augusto Ebling. UFSM. Categorias ocupacionais e espaço social a partir das listas de votantes em Porto Alegre na segunda metade do século XIX.

DOBKE, Pablo. Universidade Federal de Santa Maria – CAPES/DS. A fronteira Brasil-Uruguai durante a Revolução sul-rio-grandense de 1923: relações sociais e territorialização do poder.

ANDRADE, Gustavo Figueira. PPGH/UFSM – CAPES. O discurso liberal através das correspondências do General João Nunes da Silva Tavares (Joca Tavares) durante a Revolução Federalista de 1893-1895.

SANTOS, João M.C. Malaia. Universidade Federal de Santa Maria. Da fronteira à Capital Federal: cavalos, corridas e a trajetória de um “turfman político” gaúcho na virada do século XIX para o XX.

SOUZA, Fabíola Peres de. UFPel. O tipo ideal aplicado ao estudo de carreira militar do exército brasileiro (1900-1954): Max Weber, ultrapassado?

HEINZ, Flavio M. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. VIANNA, Marcelo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Unisinos. Uma base de elite: recursos e métodos para uma história social da alta administração pública republicana no Rio Grande do Sul, 1889-1937

 

Sessão 2 (26/10/2018)

MUNARETO, Geandra Denardi. PUCRS. A questão racial no projeto modernizador de Oliveira Vianna e Azevedo Amaral.

SCHMIDTMônica Renata Schmidt. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – CAPESO debate político e jurídico em torno da criação da Justiça do Trabalho no Brasil na década de 1930: Oliveira Viana e Waldemar Ferreira

ANGELI, Douglas Souza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CNPq. ALVES, Samuel da Silva. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – CNPq. Alberto Pasqualini e Leonel Brizola: perfis distintos, trajetórias cruzadas, candidatos petebistas (1945-1958).

LEMOS, Daniel de Souza. SEDUC-RS. João Carlos Gastal: a ação do Deputado Estadual pelo MDB-Pelotas, na ALERGS

KENDZERSKI, Nádia Cristiane Coelho. Universidade Federal de Pelotas. “¡Isabel o muerte!”: o apoio da extrema-direita peronista ao governo de María Estela Martínez de Perón através da revista El Caudillo (1973-1975).

KRILOW, Letícia Sabina Wermeier. PUC-RS – Capes. Democracia em perspectiva: as representações no Correio da Manhã sobre as eleições gerais de 1958.

LUZ, Thaíze Ferreira da. CAPES/PUCRS. A participação dos movimentos sindicais nos debates acerca da Constituição Cidadã de 1988: uma análise a partir do jornal O Estado de São Paulo.

BRAGA, Camila Martins. Unisinos. O papel dos juristas na formação do campo jurídico no estado moderno através das reflexões de Pierre Bourdieu.

DOIMO, Bruna. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CAPES. Os caminhos para a produção historiográfica: os métodos para a análise das fontes textuais.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
jonasmvargas@yahoo.com.br

A História Política: das Instituições às Relações de Poder