História Regional

Ana Inez Klein (UFPel) | Paulo Cesar Possamai (UFPel)

A partir da experiência de trabalho desenvolvida no Núcleo de Pesquisa em História Regional da UFPEL, este Simpósio Temático propõe-se a debater trabalhos sobre a História Regional com atuação reflexiva na História Local, a diversidade teórico-metodológica, sua inserção no ensino de História e a organização de arquivos agregando estudos da historiografia sobre o tema; a produção da história local e regional; a construção de visões críticas no ensino de História e as pesquisas de história regional a partir do conhecimento e da organização das fontes existentes.

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2018)

MACHADO, Juliana Porto. Universidade Federal de Pelotas – FAPERGS/CAPES. A criação de guasqueria na fronteira.

NICOLINI, Cristiano. UFSM. História e memória regional: uma experiência no Museu Henrique Uebel (Teutônia RS).

CRUZ, Iago Silva da. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. Inventários post mortem e fontes paroquiais: Discussão sobre suas possibilidades e limites para o estudo de redes de relações sociais.

VIEIRA, Airton Munhoz. UFPEL. Representações dos negros e indígenas em um livro de admissão ao ginásio produzido no Rio Grande do Sul (Década de 1960).

RETZLAFF, Kevin. UFPel. Diversificando Negócios: uma análise dos acionistas do Banco Pelotense em 1919.

SABALLA, Viviane A. UFPel. Pelotas e Modernização:  patrimônio histórico-cultural à serviço do progresso.

SERRALHEIRO, Cosme Alves. UFSM. SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. FURG. Cultura maruja do estigma paradigmático: ensinar, civilizar e erradicar para servir! (1836-1840).

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
anaiklein@gmail.com

História Regional: Teorias, Pesquisas, Ensino e Arquivos