Trabalhadores na Literatura e na História

Magda Abreu Vicente –  Doutora em Educação (UFPel) | Jaqueline Koschier – Doutoranda em Educação (UFPel)

Este simpósio temático visa reunir pesquisas acadêmicas que discutam as representações de trabalhadores na literatura e na história, com a finalidade de refletir acerca da incorporação de gêneros literários e discursos não especializados (discursos que não são de historiadores) junto aos acervos documentais. Considerando que História e Literatura são representações (ou narrativas) que se referem à vida e à sociedade e que se valem da verossimilhança, ou usam o real como referencial a fim de confirmá-lo ou negá-lo.

Pesquisadoras (es) vêm contribuindo neste campo de estudos, ampliando o catálogo documental tanto da Literatura quanto da História ao utilizar conexões existentes entre os campos com o intuito de promover posturas epistemológicas que diluam as fronteiras entre os saberes e relativizem os dualismos entre verdade/ficção, ciência/arte uma vez que os discursos históricos e ficcionais mantêm um enriquecedor diálogo devido a sua proximidade.

 

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2018)

KOSCHIER, Jaqueline. Doutoranda em Educação (PPGE/UFPEL) Professora IFSul. Nem todos são felizes para sempre: o lugar dos excluídos nos Contos de Fadas de Andersen.

VILLAGRA NETO, Deomar – IFSUL Campus Visconde da Graça (Mestre em História pela UFPel). O silêncio que berra, que escancara: a construção do não existir sobre as camadas populares em Incidente em Antares e em O Processo e o quanto a memória coletiva carrega de elitismo.

SILVA, Júlia Dias da Silva  (Mestranda em Literatura e Cultura/UFBA. Literatura afro-brasileira no ensino médio: uma leitura de Conceição Evaristo.

OLIVEIRA, Janaína Quintana de – IFSUL (Mestra). O papel das mulheres lisboetas no final do século XIX no romance O Primo Basílio de Eça de Queiroz com enfoque nas personagens Luísa e Juliana.

PENTEADO, Marina Pereira – FURG – (Doutora em Literatura Comparada pela UFF). A insistência da fronteira na construção da identidade estadunidense: um estudo de A morte de um caixeiro-viajante, de Arthur Miller.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
jaqueline.koschier@hotmail.com

Representações de Trabalhadores na Literatura e na História