O Historiador e suas Fontes

Márcia Espig (UFPel) | Rogério Rosa Rodrigues (UDESC)

As mutações pelas quais passou a disciplina história nas últimas décadas expressam-se de forma inequívoca quando tratamos das fontes ou documentos históricos. O alargamento da noção de fonte histórica teve sua primeira grande inflexão com a Escola dos Annales, tradição francesa que em suas diferentes gerações passou a considerar toda a produção humana, distante ou recente, matéria prima válida para a reconstrução do passado. Recebendo ainda a contribuição de tradições teóricas ligadas ao neo marxismo, à micro história e à história cultural, dentre outras, e sujeito à inovações trazidas pela interdisciplinaridade, a discussão sobre fontes históricas sofisticou-se progressivamente, com o avanço da tecnologia no século XXI, a digitalização de acervos e a construção de novos suportes de debate como redes sociais, sites interativos, jogos eletrônicos e blogs. Soma-se a isso a incorporação de análises sobre objetos materiais e expressões culturais como devoções, acervos museuais, registros corporais, memória e outros.  O presente simpósio temático busca promover o diálogo sobre a relação entre o historiador e suas fontes, lançando olhares inovadores sobre documentações consideradas tradicionais, bem como a incorporação de novos registros, análises e fontes recentemente incorporadas na oficina do historiador.

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2018)

SILVA, André Rodrigues da. ARRIADA, Eduardo. Universidade Federal de Pelotas. A fonte como objeto: Um estudo sobre os discursos e as categorizações do Almanaque do Globo (1917-1933).

SIMAS, Alicy de Oliveira. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – CAPES. Mediação cultural e escritas da história por intelectuais no Suplemento de cultura do O Estado de S. Paulo.

PIOTROWSKI, Jaqueline de Gaspari. Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Impresso estudantil: O início de um estudo.

ESPIG, Márcia Janete. Universidade Federal de Pelotas. Fontes jornalísticas: algumas  possibilidades analíticas e um estudo de caso (o combate de Rio das Antas, 02 de novembro de 1914).

HENRIQUE JUNIOR, Gilson Moura. UFPel – CAPES/FAPERGS. Periódicos como objeto e fonte sob a perspectiva da microanálise: forma cultural, tecnologia e abordagens teóricas e metodológicas.

MARTINS, TaianeSanti. PUCRS – CAPES. POSTAY, AndrezzaTartarotti. PUCRS – CNPq. As versões da fonte: a revista Travessa em Três Tempos.

RODRIGUES, Rogério Rosa. Universidade do Estado de Santa Catarina. Quando os objetos falam: a história por meio de vestígios materiais.

KNACK, Eduardo Roberto Jordão. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. A patrimonialização dos teatros brasileiros nos processos do IPHAN.

SILVA, Sérgio Roberto Rocha da. PUCRS. A Proclamação da República no Sul do Brasil: a construção do herói nos monumentos públicos.

SCHMITZ, Maira Eveline. Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa. SILVA, Manuela Ilha. Instituto Federal Farroupilha – campus Santa Rosa. O acervo do Museu Municipal de Santa Rosa/RS: estratégias de preservação e acesso à pesquisa.

Sessão 2 (26/10/2018)

RODRIGUES NETO, Artur. Universidade Estadual de Santa Catarina. Os contos de Lima Barreto como fontes/documentos didáticos da Primeira República (1890 – 1922).

GURGEL, Vitor. UFRRJ. “Tranquem a imprensa às valentias da capoeira”: Repensando referenciais históricos de uma crônica machadiana do século XIX.

VIEIRA, Airton Munhoz. UFPel. Representações dos negros e indígenas em um livro de admissão ao ginásio produzido no Rio Grande do Sul (Década de 1960).

COSTA, Leandro Braz da. UFRGS. As fontes musicais no fazer biográfico: Usos, possibilidades e limites.

SILVA, Beatriz Pereira. UFSC. O testemunho na escrita de Yvonne Jean na ditadura civil-militar brasileira.

KURZ, Charles Ânderson dos Santos. Universidade Federal de Pelotas. O Arquivo Pessoal Sonoro do radialista Roberto dos Reis Costa: proposta e prática de organização.

NEITZKE, Juan. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. A Campanha Xavante de 1985 na narrativa de um atleta.

KUNRATH, Gabriel Carvalho. Universidade Federal de Pelotas. A micro-história e suas contribuições metodológicas para a análise de documentos na produção do conhecimento histórico.

JARDIM, Paula S. B. Universidade Franciscana – UFN. De história, de ciências e de neurociências.

OLIVEIRA, Thomas Aguiar. Universidade Federal de Rio Grande. Elasticsearch e o historiador.

GONÇALVES, Clarice Janaína de Oliveira. FURG. THUM, Carmo. FURG. As interdisciplinaridades da História Oral: notas sobre suas contribuições para pesquisas n curso de Educação Física.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
marcia.espig@terra.com.br

O Historiador e suas Fontes no Século XXI