Movimentos Sociais

Edgar Gandra | Marcos Borges da Silveira

O Simpósio Movimentos sociais, resistência e rebeldia na história do Brasil visa promover debates de natureza história e historiográfica sobre temáticas voltadas ao protagonismo dos agentes sociais subalternos da sociedade em suas dimensões política, social e cultural.

 

Trabalhos Selecionados

 

Sessão 1(26/10/2018)

GUIMARÃES, Luciano de Moura. Colégio Pedro II. Quem foi Eustáquio Marinho? Circulação geográfica e trânsito ideológico na trajetória de um militante operário (quase) anônimo.

AQUINO, Ingrid Andresa Neles de. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Intelectualidade e resistência através da imprensa negra paulista: a luta de descendentes de libertos por inserção social. (1915-1930).

GOMES, Luisiane da Silveira. UNISINOS – CAPES. A atuação feminina no movimento estudantil universitário durante o processo de redemocratização do Brasil (Pelotas/RS: 1977-1985).

CASTRO, Robert. PUCRS – CAPES. Trabalhadores-soldados do mar: identificação e resistência no processo de mobilização de praças da Marinha brasileira (1962-1964).

COSTA DA SILVA, Róger. UFRGS. Os crimes e as lutas pelos direitos escravos em Pelotas (1845-1880).

MACEDO, Greice Adriana Neves. UFRGS – CNPq. Grupo Palmares (1971 – 1978): Luta e resistência negra através da cultura em Porto Alegre.

TORRES, Isadora. Universidade Federal de Pelotas. Discursos Geracionais na Colônia de Pescadores São Pedro, Pelotas/RS. 

MATTOS, Renata. UFRGS – CAPES. O “Apagón cultural” no Chile, a música e a resistência à ditadura Pinochet. 

PORCIUNCULA, Pierri. FURG. FERREIRA, Samuel Crisandro. FURG. Maio de 68 e primavera secundarista aproximações e distanciamentos entre gerações.

LISBOA, Roberto Borges. Trotskismo(s) no Brasil (1930-1980).

 

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
edgargandra@yahoo.com.br

Movimentos Sociais, Resistência e Rebeldia na História do Brasil