A Ditadura Civil-Militar Brasileira

Mariluci Cardoso de Vargas | Alessandra Gasparotto

O presente Simpósio Temático visa oportunizar espaços de reflexão e discussão para trabalhos de pesquisa que se debrucem sobre temáticas vinculadas à ditadura civil-militar no Brasil. Serão contemplados trabalhos que tratem de temas como: o Golpe de 1964 (incluindo seus antecedentes); o sistema ditatorial; a repressão e a resistência; a intervenção em práticas e manifestações de identidades ideológicas, religiosas, de classes, raças, etnias e gênero;  os exílios e a clandestinidade; as graves violações de direitos humanos e a justiça; as lutas pela anistia política e os desdobramentos da Lei nº 6.683/79; o longo processo da redemocratização; os variados testemunhos e os registros de memória; a justiça de transição brasileira; as comissões da verdade (nacional, estaduais e no âmbito da sociedade civil).

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2018)

MACEDO, Greice Adriana Neves. UFRGS – CNPq. Noções de raça e o racismo brasileiro durante a Ditadura Civil-Militar: O Grupo Palmares e a resistência afro-gaúcha.

RODRIGUES, Darlan de Farias. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. Crise, anticomunismos e projetos de nação: o patronato rural e as lutas em torno da questão agrária no Rio Grande do Sul (1961-1964).

FERREIRA, Fábio Donato. Universidade Federal de Pelotas. Zi Theater do Jornal do Brasil: O humor político de Ziraldo na reabertura política.

PEREIRA, Nadine Mello. UFRGS – CNPq. Na Fronteira Entre a Memória e o Esquecimento: os embates pela desapropriação do antigo centro clandestino Dopinha em Porto Alegre.

PEREIRA, Lisiane Beltrão. UFPel. Práticas de resistência e atuação política do CPERS/Sindicato: uma abordagem a partir do relato oral de professores.

CASSOL, Tiago Perinazzo. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. A luta pela terra no Rio Grande do Sul nos anos 1960: Reflexões de Pesquisa sobre o Movimento dos Agricultores Sem Terra (MASTER).

FERNANDES, Letícia Wickert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Subversivos e ainda vigiados”: o movimento estudantil gaúcho no pós-Anistia sob os documentos do SNI.

CARLOS, Sara Dalpiaz. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A atuação ideológica da Ação Democrática Renovadora (ADR) durante a ditadura civil-militar.

PEDROSO, Márcia N. Cerdote. UFSM. A Dinâmica Econômica e do Trabalho na Redemocratização.

TRINDADE, Bruno M. UFSM. Os militares nacionalistas nas Forças Armadas Brasileiras: Da Campanha da Legalidade (1961) ao golpe civil-militar de 1964.

SILVA, Leonardo Fetter da. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – CNPq. Ditadura Civil-militar e a Aparência de Normalidade Constitucional: Análise dos Discursos na Instalação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

FREITAS, Isadora Dutra de. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – CNPq. As Memórias da Ditadura em Imagens: os registros de Claudia Andujar e os Cinejornais da Agência Nacional.

Sessão 2 (26/10/2018)

DIAS, Maurício Signorini. UFPel – CAPES. Sobre a infância, sobre a ditadura e sobre a docência – As Performances Narrativas de Professores Perseguidos no Regime Militar.

SILVA, Gabriel Ribeiro da. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CNPq. Confronto interseccional e a raça que incomoda: percepções da historiografia da ditadura civil-militar brasileira.

ARAÚJO, Rayane Barreto. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Capes. O uso político da identidade “índio” na ditadura militar: reflexões para uma escrita ética e política da história indígena.

OLIVEIRA, Amanda Gabriela Rocha. UFRGS – CNPq. “Infelizmente, gostamos dos Macunaímas”: o racismo na formação de oficiais do exército brasileiro durante a ditadura militar.

PADRÓS, Enrique Serra. UFRGS. Exílio, resistência e repressão: a Condor contra o PVP em Porto Alegre.

SILVEIRA, Bruno de Azambuja. UFRGS. Ilha do Presídio: repressão e resistência no Rio Grande do Sul (1964-1973).

KANTORSKI, Leonardo Prado, SEDUC/RS. A Ditadura nas universidades do Brasil: rupturas e continuidades.

FRIDERICHS, Lidiane. Unisinos – Capes. As redemocratizações e a virada neoliberal.

RODRIGUES, Natália Centeno. FURG. TEIXEIRA, Rodrigo Fernandes – FURG. A história a partir dos rastros: Considerações sobre uma clínica política para (re)contar a ditadura civil-militar brasileira.

VARGAS, Mariluci Cardoso de. UFRGS. Um passado de palavras proibidas e sentimentos escondidos: O testemunho das/os pequenas/os brasileiras/os que viveram o exílio e a clandestinidade durante as ditaduras do cone sul.

GASPAROTTO, Alessandra. UFPel. Os grandes proprietários de terra do Rio Grande do Sul e o Golpe de 1964: algumas questões e notas de pesquisa.

DIAS, Cristiane Medianeira Ávila. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  As ditaduras de Segurança Nacional do Cone Sul e o exílio durante as décadas de 1960 e 1970.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
sanagasparotto@gmail.com

A ditadura civil-militar brasileira à margem da lembrança e do silenciamento: alargamentos e confluências das fronteiras da história, da memória e da justiça