Gênero e História Social

Clarice Speranza – Professora Doutora UFRGS | Caroline Matoso – Mestranda História UFPel

Este simpósio temático visa reunir pesquisas acadêmicas que discutam as experiências femininas no mundo laboral, com a finalidade de refletir sobre a divisão sexual do trabalho e suas repercussões na construção das experiências de classe. A história das mulheres e os estudos de gênero vêm transformando as análises acerca das experiências humanas no espaço-tempo histórico, colocando em xeque a concepção de sujeito universal.  Na área de história social do trabalho, não foi diferente. Pesquisadoras (es) vêm contribuindo neste campo de estudos, averiguando as especificidades  da vida laboral feminina, demonstrando que esta é permeada, também, pela violência de gênero, bem como valorizando as lutas por direitos e os enfrentamentos protagonizados pelas trabalhadoras e sua militância.

A divisão sexual do trabalho tende a relegar à mulher o trabalho de cuidado e doméstico e a esfera privada, sendo sua atuação na maioria das vezes não ou menor remunerada e invisível. Os conflitos e identidades de gênero no trabalho podem atuar como elementos catalisadores da experiência de classe ou, ao contrário, como obstáculos à solidariedade entre trabalhadores homens e mulheres.

Serão bem-vindos neste simpósio temático pesquisas que investiguem as identidades de gênero em diferentes setores e temporalidades dos mundos do trabalho, assim como suas lutas nas esferas sindicais e atuação em greves e mobilizações de classe, entre outras formas de enfrentamento ou cooperação. Também serão aceitas discussões teóricas que privilegiem os debates entre os conceitos de classe e gênero, suas determinações, limites e possibilidades.

 

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (25/10/2018)

SOARES, Silvia Barreto. FURG. THUM, Carmo. UFES/ Educamemória – FURG. Gênero e docência: narrativas autobiográficas de formação.

SEVERO, Renata Vieira Rodrigues. Universidade Federal de Pelotas. As relações de trabalho e a terceirização: um estudo com as trabalhadoras do setor de conservação e limpeza em uma Instituição Pública.

MACHADO, Juliana Porto. Universidade Federal de Pelotas – FAPERGS/CAPES. A questão do gênero na produção de guasqueria.

MOREIRA, Silvana de Araújo. UFPel. Ser mulher e radialista – A presença e o trabalho das mulheres na Rádio Federal FM.

QUADRADO, Beatriz Floôr. UFPel – CAPES. O carnaval de mulheres rebeldes: entre o público e o privado nas questões de gênero.

 

Sessão 2 (26/10/2018)

GRÜTZMANN, Imgart. UFPel. A formação de exemplares moças rurais alemãs em produções literárias de Wilhelm Rotermund no Kalenderfür die Deutschen in Brasilien (1881-1897).

MATOSO, Caroline Duarte. UFPel – CAPES. Masculinidade e feminilidade nas relações de trabalho: um estudo da vila operária Rheingantz (1910-1968).

LEDERMANN, Luana Schubert. Universidade Federal de Pelotas. (In)disciplina na Cia. Fiação e Tecidos de Pelotas: uma análise de processos trabalhistas de mulheres (1951).

SILVA, Claudielle Pavão. UFRRJ. Flores Horizontais: a prostituição na Zona do Mangue entre os anos de 1960 e 1970.

SCHEER, Micaele Irene. UFRGS – CAPES. O trabalho a domicílio das costureiras de calçados em Novo Hamburgo (1968-1979).

 

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
clarice.speranza@gmail.com

Gênero e História Social do Trabalho