Gênero e Feminismos

Márcia Alves da Silva [UFPel] | Elisiane Medeiros Chaves [UFPel]

O termo identidades faz alusão a toda uma diversidade de movimentos sociais de lutas contra o patriarcado, assim como as diversas teorizações acerca de práticas em defesa dos direitos das mulheres e também de outras identidades sexuais e de gênero. Neste sentido, um desafio que a teoria feminista e de gênero possui é fomentar a necessária reflexão crítica sobre diversas situações de opressão, exclusão e violência, muitas vezes invisibilizadas no cotidiano social. A essa questão, soma-se a produção intelectual crítica sobre os processos de colonialidade e sua influência sobre a história e a cultura latino-americanas. Dessa forma, busca-se estratégias de enfrentamento do processo de colonização europeu e androcêntrico, e uma necessária construção de descolonialidade do conhecimento. E, para isso, nosso simpósio temático se alia a frase da feminista e ativista boliviana María Galindo “não se pode descolonizar semdespatriarcalizar”.

 

Trabalhos Aprovados

 

Sessão 1 (25/10/2018)

ABELAIRA, Carolina. UFPEL – CAPES ). (Des)construindo gênero, corpo e sexualidade : A Sexualidade na obra de Masters & Johnson.

CARDOSO, Adriana Lessa. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. SILVA, Márcia Alves da. UFPel. Pelos direitos das mulheres: memórias de militantes feministas.

DOMINGUES, Darcylene. Universidade Federal do Rio Grande. Diálogo de mulheres e o filtro androcêntrico.

MAC GINITY, Eliane Goulart. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Jarid Arraes: intelectual negra, feminista e artista.

NEVES, Helena de Araujo. Universidade Federal de Pelotas. GONÇALVES, Ingrid Fabiola. Universidade Federal de Pelotas. Olhares Femininos: um Projeto Editorial Feminista.

LINCK, Ieda Márcia Donati. Universidade de Cruz Alta/UFSM/ Aveiro Portugal). OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Universidade de Cruz Alta. A constituição do discurso sobre o imaginário de mulher: uma repetição sócio-histórica.

GONÇALVES, Jussemar Weiss. Universidade Federal do Rio Grande. Mamãe deixe-me casar: identidade feminina e filtro androcentrico.

BIDIGARAY, Luana Costa. Universidade Federal de Pelotas. Envelhecimento ativo: As mulheres aposentadas na Associação Beneficente de aposentados e pensionistas de Pelotas.

MARTINS, Larissa P. Universidade Federal do Rio Grande. Grupo de Ação Lésbica Feminista: A necessidade de se fazer representar.

 

Sessão 2 (26/10/2018)

CIOCHETTO, Paula Ribeiro. Universidade Federal de Santa Maria. O Grupo Feminista Germinal e o Movimento de Mulheres Santa-marienses (1981-1995): uma proposta de pesquisa.

NUNES, Caroline Atencio Medeiros. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. Entre tradições e reinterpretações: Considerações teóricas sobre o feminismo Islâmico.

MARQUES, Gabrielle. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As vozes femininas brancas e negras são ouvidas na mesma proporção? Uma reflexão sobre teorias de gênero brancas e negras e seu uso na historiografia

ROSA, Yasmin Pereira. UFPel – CAPES. Mulheres negras na Revista Veja: sexualização e racismo.

VIDAL RODRIGUES, Solange do Carmo. FURG. Fronteiras da Solidão em Jane Eyre e Wide Sargasso Sea.

SILVA, Claudielle Pavão. UFRRJ. Flores Horizontais: a prostituição na Zona do Mangue entre os anos de 1960 e 1970.

 

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
prof.marciaalves07@gmail.com

Gênero e Feminismos: Construindo Identidades entre Fronteiras Decoloniais