A Idade Média entre Fronteiras

Daniele Gallindo G. Silva (UFPel) | Vinicius Cesar Dreger de Araujo (UNIMONTES)
Esse simpósio propõe discutir questões referentes ao tema da fronteira e identidade no medievo nas suas mais diversas temporalidades e espacialidades. Para tanto, são bem-vindas discussões acerca de fronteiras enquanto linha e/ou zona, fronteiras disciplinares e questões concernentes às releituras de séculos posteriores no que tange o medievo.

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (26/10/2018)

SANTOS, Amanda Basilio. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A fronteira artificial e as relações naturais: arquitetura românica na região da Marca Galesa.

ROCHA, Augusto. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – QI Faculdades Integradas. Fontes Medievais como objeto de Estudo: O Caso da Legenda áurea.

MARTELETE, Giovanna do Amaral. PUCRS – CAPES. Cultura histórica entre representações e imaginários contemporâneos sobre o medievo.

ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. “Em Busca do Santo Graal – Entre Passados e Presentes”: Estudo de Caso sobre a Recepção do Medievo na Cultura Pop Estadunidense.

KREMER, Christian A. UFRGS – CNPq. As fronteiras entre judeus e cristãos: o caso de Colônia na Idade Média Tardia.

CUNHA, Vitor. PPGH/UFRGS – CAPES. A invenção do conceito de feudalismo e suas limitações de aplicabilidade: o caso do “Reino” Etíope.

CRUXEN, Edison. Universidade Federal do Pampa. O tratado imagético Livro das Fortalezas (1509).

MARQUES, Gabrielle. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Autoria e misoginia: Uma análise sobre a autoria de Heloísa de Argenteuil na Correspondência com Pedro Abelardo.

ALVES, Alexandre Fernandes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eram todos um só? A configuração heterogênea da cavalaria inglesa no contexto da Terceira Cruzada (1188-1192).

REIS, Gabriel Freitas. Universidade Federal de Santa Maria – CAPES. Fronteiras e negociações nas representações de bárbaros, itálicos e galo-romanos no corpus documental de Sidônio Apolinário (século V EC).

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
danigallindo@yahoo.de

A Idade Média entre Fronteiras