Relações Internacionais, Diplomacia

Prof. Dr. Fernando da Silva Camargo (UFPel) | Prof. Dr. Fernando Comiran (FURG) | Profa. Dra. Helenize Soares Serres

O simpósio temático objetiva agregar exposições de pesquisas acadêmicas sob diversas perspectivas teórico-metodológicas, sobre temas gerais de História das Relações Internacionais, com atenção especial em tópicos de diplomacia, política exterior, guerra e paz, fronteiras políticas, contrabando e comércio formal, geopolítica, cartografia e políticas de território ou outros que se mostrem próximos.

 

Trabalhos Selecionados

Sessão 1 (26/10/2018)

QUADROS, Mariana Felix. UFPEL. A categoria de raça ou de etnicidade na teoria das Relações Internacionais.

SERRES, Helenize Soares. SEDUC-RS. A territorialidade das missões jesuíticas: estâncias missioneiras.

CAMARGO, Fernando da Silva. UFPEL. A narrativa diplomática como mapa: proposta de abordagem.

PINHEIRO, Ivan Cesar S. UFSM/SEDUC-RS. Espanhóis na fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul: a estância e o forte de santa tecla.

COMIRAN, Fernando. UFPEL. O Congresso de Viena e suas territorialidades: a conexão entre a Banda Oriental do Uruguai, a praça de Olivença e os territórios italianos pela diplomacia portuguesa.

LOPES, Siméia de Nazaré. UFPA. Políticas econômicas para o Vale do Rio Amazonas: Comércio e projetos de navegação fluvial (1840-1850).

NUNES, Nykollas Gabryel Oroczo. PUC-RS. A Península de Kamtchatka: uma região articuladora no século XIX, pelos olhos de um explorador.

MACIEL, Renata Baldin. UFSM. Pan-americanismo e Doutrina Monroe: implicações nos debates da geração Fin-de-siècle brasileira sobre a ideia de autonomia nacional.

BOTEGA, Leonardo da Rocha. UFSM. A política externa nos discursos desenvolvimentistas de JK e Frondizi: o papel dos países desenvolvidos.

ESLABÃO, Daniel da Rosa. UFPEL. As ações de governação (governance) para a livre circulação de engenheiros civis no espaço da CPLP: efeitos da crise de 2008 em Portugal.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
fscam@hotmail.com

Relações Internacionais, Diplomacia, Geopolítica e Territorialidade na História