Jovens Pesquisadores

O simpósio jovens pesquisadores abre espaço para o debate sobre estudos que estão sendo realizados por graduandos relacionados a trabalhos de conclusão de curso, monografias ou iniciação científica.

 

Trabalhos selecionados:

Sessão 1 (25/10/2018): 

FAUSTINO, Veiga Sinara. Universidade Federal de Pelotas. A vivência dos familiares de perseguidos políticos durante a ditadura civil-militar.

OLIVEIRA, Nathália. Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Uma breve consideração sobre os relatos orais dos sucessores da família Silva Santos.

SOUZA, Daniel Filipe Soares. UNIPAMPA. Ilhados pela terra: práticas de cercamento de terra na cidade de Uruguaiana, RS (1883).

RANGEL, Amparo Danilo. UFPel – FAPERGS. VECCHIOLI, Virginia. UFSM. O que deve ser preservado? A construção da memória na cidade de Santa Maria.

LANDGRAF, Lênin. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. 1° de maio de 1950 em Rio Grande: O Massacre da Linha do Parque e a disputa pela memória.

ELIA, Bárbara De La Rosa. UFPel. GASPAROTTO, Alessandra. UFPEL – CAPES. Consolidando o “nunca mais”: alguns apontamentos acerca de fontes referentes ao Movimento dos Agricultores Sem Terra no acervo do Projeto Brasil Nunca Mais.

PIRES, Breadelyn Corrêa. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A imigração japonesa na cidade de Rio Grande – RS.

FRANCISCO, Rodrigo. UNIPAMPA. Clube 24 de Agosto: Memórias negras.

CALDAS, Miguel. UFPel. NOVO, Anita. UFPel. História, Memória e Esquecimento de Tipiu: os relatos orais de um expedicionário boina azul pelotense sobre o Conflito do Canal do Suez (1958-1960).

Sessão 2 (25/10/2018): 

LOPES, Jéssica Bitencourt. Universidade Federal de Pelotas. BolsistaPROBIC/FAPERGS. Os trabalhadores da indústria A.J. Renner no acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, 1933-1943.

SILVA, Caroline Cardoso da. Universidade Federal de Pelotas. Notas teóricas sobre uma pesquisa de campo: entendendo algumas consequências do trabalho terceirizado.

MARTINS, Martina. UFPel. GILL, Lorena Almeida. UFPel. À esquerda ou à direita: tentando decifrar a identidade ideológica dos estudantes da FAT e do CENG.

NUNES, Morgana. UFPel. GILL, Lorena Almeida. UFPel. A trajetória dos (as) varredores (as) de rua da cidade de Pelotas.

MOTTA, Kauane Vieira. Universidade Federal de Pelotas. Simões Lopes Neto e uma representação da sociedade rio-grandense a partir da obra os Contos Gauchescos.

CARDOSO, Joyce Silva. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Analise de possiveis identidades e culturas brasileiras no desenho animado “irmão do jorel”.

SILVA, Denise. Universidade Federal de Pelotas. “O Alienista”: A construção do perfil de serial killer naYork do século XIX pela série “O Alienista”.

OLIVEIRA, Franciele de Almeida de. Universidade de Caxias do Sul. Sobre o sacrifício: uma análise do ritual Mariwin dos Matis.

GONÇALVES, Darlise Gonçalves de. Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. Travessia- o protagonismo da fronteira Jaguarão-Brasil/ Rio Branco-Uruguai na rota dos
passageiros da liberdade durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1973).

VIANNA, Dienefer. Universidade Federal de Santa Maria. PRESTES, Richard, Universidade Federal de Santa Maria. Lazer, afirmação e resistência: uma análise do perfil da torcida organizada Maré Vermelha.

Sessão 3 (25/10/2018): 

ARAUJO, Sabrina. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. História ambiental e comunidades rurais: um estudo na comunidade quilombola de “Teixeiras”.

TROVÓ, Maurício Martins – Universidade Federal da Fronteira Sul. DUARTE JUNIOR, Paulo Alberto. Universidade Federal da Fronteira Sul. Centro de Documentação e Laboratório de História Oral: experiências na construção de um espaço de memória.

PERES, Jéssica Bandeira. Universidade Federal de Pelotas. Propaganda Republicana na terra das charqueadas: algumas considerações sobre os republicanos pelotenses durante a crise da monarquia (1882-1889).

ROMIG, Karen LaizKrause. Universidade Federal de Pelotas. A manutenção da identidade e da memória pomerana na Serra dos Tapes – RS.

PINO, Samara Rodrigues. FURG. A percepção de gênero de alunos do ensino fundamental: Do livro didático ao espaço escolar.

AVILA, Cleoni Lima. UFPEL. ROSA, Secundino José. UFPEL. Organização do Acervo de Testamentos e Inventários da Secretaria da Fazenda de Pelotas (1864 a 1966).

OLIVEIRA, Éwerton de Sousa. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Maio de 68 e o movimento estudantil brasileiro.

SOARES FERREIRA, Tamires. Universidade Federal de Pelotas- UFPel. O acervo do Colégio Municipal Pelotense: Organização e possibilidades de pesquisa.

SOUSA, Felipe Severo Sabedra. Universidade Federal de Pelotas. Ensino de Alunos Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de Pelotas: Observação Participante da Tutoria Entre Pares.

BARCELOS, Sarah Beatriz M. Universidade Federal de Pelotas. A importância da qualidade no trato com arquivos históricos: uma experiência no Memorial da Associação Comercial de Pelotas.

Para Inscrever-se enviar o resumo, conforme orientações
constantes na “aba orientações”, para o e-mail
lorenaalmeidagill@gmail.com