Início do conteúdo
Anais / Trabalhos Apresentados

Anais do EGEM 2021

EIXO 1: Ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática

Título Autores Texto Vídeo
001. A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE DE AULAS EM TEMPOS DE PANDEMIA Mariana Rasador Cossetin; Isabel Koltermann Battisti
002. A HORTA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Gabriela da Silva Campos da Rosa de Moraes; Thaís Philipsen Grützmann
003. A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS Renata Behling de Mello; Marta Cristina Cezar Pozzobon
004. A MATEMÁTICA COM SENTIDO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 5º ANO ABORDANDO A MULTIPLICAÇÃO Dilce Cardoso
005. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES QUE ORIENTAM O PLANEJAMENTO DE ENSINO Cíntia Fogliatto Kronbauer; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes;
006. A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA Luana Vizzotto; Tobias Paloschi; Ana Queli Mafalda Reis Lautério; Bruna Larissa Cecco
007. ACOLHIDA MATEMÁTICA (NOTURNO) 2020: CONECTANDO O INGRESSANTE COM O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO Eduarda Hartwig Centeno; Juliana Carvalho Bittencourt; Helenize Calderipe Veleda da Silva; Patrícia da Conceição Fantinel
008. ANÁLISE DAS HABILIDADES ALGÉBRICAS ESTIMULADAS POR DIFERENTES MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS Daiane Carl; Heloísa Gabriela Paterno 
009. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS Jackson Moraes Pinho;  Carmen Teresa Kaiber  
010. CANÇÕES MATEMÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM Sidcley Dalmo Teixeira Caldas
011. CLUBE DE MATEMÁTICA EM AÇÃO: A ORGANIZAÇÃO DE UM ROTEIRO PARA UM PROGRAMA DE TELEVISÃO VOLTADO AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Andresa Kaspary Zwirtes; Carine Daiana Binsfeld; Luana Giuliani Losekann; Regina Ehlers Bathelt
012. CONTRIBUIÇÕES A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA MATEMÁTICA Ana Queli Mafalda Reis Lautério
013. CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemary Carlesso; Claudia Lisete Oliveira Groenwald 
014. DA BRINQUEDOTECA AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS DISCUSSÕES Lidiane Lima Vieira de Carvalho
015. DIMENSÃO AFETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS RIO GRANDE: UM INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS André Nunes Ferreira; Daniela Stevanin Hoffmann
016. EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA EM QUADRINHOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Gabriela Dutra Rodrigues Conrado; Isabel Cristina Machado de Lara       
017. ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O DESINTERESSE DOS ALUNOS Camila Pinto Aires; Luana Leal Alves; Marta Cristina Cezar Pozzobon
018. EXPERIÊNCIA E IMPACTO DA PARTICIPAÇÃO E PREMIAÇÃO EM OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA Heloísa Gabriela Paterno            
019. GEOMETRIA E ARQUITETURA: RELAÇÕES ENTRE PROCESSOS CRIATIVOS E MODELAGEM MATEMÁTICA Maria Luísa Santos Silva; Zulma Elizabete de Freitas Madruga    
020. IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: PREPARANDO OS MATERIAIS PARA UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Maria do Socorro Aragão Paim; Antônio Maurício Medeiros Alves
021. INTERPRETAÇÃO DE INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Waleska Stefany Moura Diniz; Gilda Lisbôa Guimarães     
022. LETRAMENTO ESTOCÁSTICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES A PARTIR DA BNCC DE EDUCAÇÃO INFANTIL Thuanne Souza Jahnke; João Carlos Pereira de Moraes 
023. MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOBILIZANDO OPINIÕES DE PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO Edneri Pereira Cruz; Érika Campos Marinho de Góes Pires
024. MATEMÁTICA, REALIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS EM TEMPOS DE PANDEMIA Cléverton Aramis de Oliveira Tavares; Isabel Cristina Machado de Lara
025. O CONCEITO VETOR NA DISCIPLINA DE MECÂNICA GERAL I DE CURSOS DE ENGENHARIA Viviane Roncaglio; Cátia M. Nehring; Isabel K. Battisti
026. O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA Morgana Smaniotto Ribeiro; Isabel Koltermann Battisti
027. O ENSINO DE MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DOS PROFESSORES FRENTE À PANDEMIA Thalita Fagundes Leal; Filipe Henrique Ramos; Luana Leal Alves
028. O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DIFICULDADES DOCENTES Filipe Henrique Ramos;Thalita Fagundes Leal; Luana Leal Alves
029. O PENSAMENTO MATEMÁTICO DA CRIANÇA E AS EXPLICAÇÕES SOBRE DIVISÃO RÍTMICA MUSICAL Norberto Barros Lemos
030. O USO DE PORTFÓLIOS NA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COMO MOTIVADOR PARA ESCRITA DOS ALUNOS SOBRE SUA APRENDIZAGEM E REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Fabiane Rodrigues Viana; Rafael Teixeira Montoito
031. O USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO E PIRÂMIDES Flávia Naiara Zacarias dos Santos
032. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO Carine Daiana Binsfeld; Maiara Luisa Klein; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
033. OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO Ana Cláudia Spengler Beckenbach; Arthur Leguissamo Medeiros Loureiro; Nelitiane Soares dos Santos; Fabrício Monte Freitas
034. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Isadora Batisti; Mauren Porciúncula 
035. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO Tiago da Silva Gautério; Mauren Porciúncula
036. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROPOSTAS CURRICULARES QUE PROMOVAM O LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE MODO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Berenice Marques Braz; Mauren Porciúncula
037.  POTENCIALIDADES E DIFICULDADES DO MATERIAL CONCRETO NÃO ESTRUTURADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lutieli Rodrigues Botelho; João Carlos Pereira de Moraes
038. QUATRO VEZES PLANOLÂNDIA: DO ESTUDO DA OBRA À ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Roger Minks; Rafael Montoito
039. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Carolina Ferreira da Silva; Vanilde Bisognin
040. TRÊS ABORDAGENS DO ERRO EM EDUCAÇÃO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Líslei Rutz Wolter; João Carlos Pereira de Moraes
041. UMA EXPERIÊNCIA COM GINCANA MATEMÁTICA NAS AULAS DA EJA Patricia Michie Umetsubo Gonçalves; Marcos Aurélio da Silva Martins; Thaís Philipsen Grützmann
042. UTILIZAÇÃO DE TEMÁTICA DE ENSINO PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Bárbara Elisa Kranz; Clarissa de Assis Olgin

Total EIXO 1: 42 trabalhos

 

EIXO 2: Formação de professores que ensinam Matemática

Título Autores Texto Vídeo
043. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLHAS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES POLIVALENTES Carlos Mometti
044. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: OS DITOS DAS PESQUISAS Fatima Cristina Lopes Fonseca; Marta Cristina Cezar Pozzobon
045. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Helenize Calderipe Veleda da Silva; Cátia Rosane da Silva Rocha; Danúbia Dummer dos Santos; Amanda Pranke
046. A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO ENSINO REMOTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Cícero Nachtigall
047. ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE KAHOOT Tainara Aparecida Godoi; José Augusto de Oliveira Sales
048. CLUBE DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER UM PROJETO DE EXTENSÃO Maiara Luisa Klein; Ana Luiza Golin; Laura Pippi Fraga; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
049. CONSTRUINDO NOÇÕES DE PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UM PROJETO DO PROGRAMA NÚCLEOS DE ENSINO Jéssica Bueno da Silva; Antônio Carlos de Souza
050. DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS SOBRE VOLUME E ÁREA DE SÓLIDOS COM APLICATIVO NO ENSINO REMOTO Maiara Aparecida Ramos; Gabriel da Silva Marins; Aline Cristina de Oliveira Mantovani
051. DESIGN DE PROBLEMAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Thalia Leiria Pinto; Eleni Bisognin
052. ELABORAÇÃO DE TAREFAS A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS Natalia Nascimben Delmondi Munhoz; Vinícius Pazuch
053. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PANDÊMICO Diane Saraiva Fronza; Cátia Maria Nehring
054. FEIRAS DE MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO SUL: RESSIGNIFICAÇÃO DE PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER MATEMÁTICA Isabel Koltermann Battisti; Peterson Clayton Avi; Claudia Piva; A. Patricia Spilimbergo
055. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO Marli Teresinha Quartieri; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt; Ieda Maria Giongo; Sônia Elisa Marchi Gonzatti
056. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PROPÍCIO PARA DISCUSSÕES ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO Marianna Cassa de Souza Santos; Jorge Henrique Gualandi
057. GEOGEBRA: A TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Ana Clara de Lima Domingues; Isabela Ferraz Pereira
058. MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS QUE ABORDAM SOBRE ESSA TEMÁTICA Ana Luiza Golin; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
059. O CLUBE DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francine da Silva Pinheiro; Simone Pozebon
060. O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS AULAS ON-LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO ENSINO MÉDIO Ana Júlia Koling; Mariele Josiane Fuchs
061. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DE TERCEIROS ANOS Claudia Rosane Tavares Ribeiro Berneira; Marta Cristina Cezar Pozzobon
062. O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS E REFLEXÕES Kelly Gabriela Poersch; Mariele Josiane Fuchs; Eduardo Padoin
063. O PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA DE PIBIDIANOS EM MEIO REMOTO Luana Moreira Oliveira; Mayara Iakowsky Barbosa
064. O USO DA RÉGUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA Alexandre Wegner; Cláudio José de Oliveira; Bianca Noronha
065. O USO DO PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA INOVAÇÃO Larissa Testolin Schmiescki dos Santos; Daniela Stevanin Hoffmann; Carla Denize Ott Felcher
066. POSSIBILIDADES DA APROXIMAÇÃO ENTRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL Lúcia Renata dos Santos Silveira; Geraldo Oliveira da Silva; Tamires Klug Schimmelpfennig; Denise Nascimento Silveira
067. PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUAIS CONHECIMENTOS SÃO NECESSÁRIOS? Caroline dos Santos; Isabel Koltermann Battisti
068. PROFESSOR INICIANTE: AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA NA PANDEMIA Caliandra Piovesan; Letiane Oliveira da Fonseca; Marta Cristina Cezar Pozzobon
069. PROJETO GAMA: UM POSSÍVEL ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Pierre Teixeira da Silva; Denise Nascimento Silveira
070. QUANDO PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL COMPARTILHAM PRÁTICAS E CONHECIMENTOS DOCENTES EM PROL DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO Karla Priscila Schreiber; Joice Neves Machado; Leonardo da Silva Greque Junior; Mauren Porciúncula
071. REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Caroline Oliveira Rodrigues; Andréia Dalcin
072. RELATO DE EXPERIENCIA DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NO PIBID: DISCUSSÃO SOBRE FRAÇÕES Gabriel Américo Mantovani da Silva; Thainá Correa Teberga
073. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Francisco Jucivânio Félix de Sousa; José Claudio Del Pino; Náldia Paula Costa dos Santos
074. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: MOTIVAÇÕES, TENSÕES E EXPECTATIVAS DOS BOLSISTAS PARA O INÍCIO DAS PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO Cristiane de Oliveira Nobre; Luci Mara Fabres Borges; Angela Beatriz Borchhardt Beloni; Daiane Leal da Conceição

Total EIXO 2: 32 trabalhos

 

EIXO 3: Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática

Título Autores Texto Vídeo
075. A ARITMÉTICA NO PERIÓDICO “REVISTA DE EDUCAÇÃO” DE SANTA CATARINA Vanessa da Silva Pires; Andreia Dalcin
076. CONCEITOS ALGÉBRICOS NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS Nataliya Malska; Circe Mary Silva da Silva
077. CONSTITUIÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS: UM MOVIMENTO HISTÓRICO Thanize Bortolini Scalabrin; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Simone Pozebon
078. ETNOMATEMÁTICA NUMA FEIRA AGROECOLÓGICA Paulo Rafael Antunes; Marcos Lübeck
079. O CONCEITO DE MATEMATIZAÇÃO EM ALGUNS ESTUDOS A PARTIR DA RME Gabriela Hoffmeister; Marta Cristina Cezar Pozzobon
080. OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL REGIONAL IMACULADA CONCEIÇÃO Luciane Bichet Luz; Circe Mary Silva da Silva
081. POSSIBILIDADES DE PROPOSTAS NA ESCOLA ENVOLVENDO DIFERENTES JOGOS DE LINGUAGEM Letiane Oliveira da Fonseca; Luís Tiago Osterberg; Isabel Cristina Machado de Lara
082. UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM UTILIZADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Luciane Santorum Fredrich; Isabel Cristina Machado de Lara

Total EIXO 3: 8 trabalhos

 

EIXO 4: Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Título Autores Texto Vídeo
083. A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Débora Marília Hauenstein; André Luis Andrejew Ferreira; Guilherme Porto
084. ADAPTAÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES AO PERÍODO PANDÊMICO Camila Lorrane Reis Locatelli; Amanda Vieira Mendes; Nara de Freitas Simões; Nathalia Luiza Soares Peixoto
085. AS MUDANÇAS NA METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERÍODO DE PANDEMIA Jardel Martins Lopes; Bruno Souza de Souza; Fabrício Monte Freitas
086. ASPECTOS IMPORTANTES NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM EXEMPLO COM A HISTÓRIA DAS TRÊS PARTES
Marcos Aurélio da Silva Martins; Thaís Philipsen Grützmann; Patricia Michie Umetsubo Gonçalves
087. EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O USO DAS TECNOLOGIAS
Carla Gebhardt Gehling; Rafael Montoito
088. IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A NARRATIVA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS ESTUDANTIS DO FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Maria Da Graça Teixeira Peraça; Rafael Montoito Teixeira
089. MATEMÁTICA E ARTE NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS
Marcelio Adriano Diogo; Marlise Geller
090. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VÍDEOS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA
Maicon Quevedo Fontela; João Carlos Pereira de Moraes
091. O USO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU
Talessa dos Reis da Silva; Caroline Oliveira Rodrigues; Fernando Pagel Costa
092. PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS: RELAÇÕES DE IGUALDADE E PRINCÍPIOS DE EQUIVALÊNCIA A PARTIR DO EXPLORADOR BÁSICO DE IGUALDADE DA PLATAFORMA DIGITAL PHET
Maria Eduarda Nunes de Oliveira; Matheus Souza de Almeida; Elisângela Bastos de Mélo Espíndola
093. RESOLVENDO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM O DRAGONBOX ALGEBRA 12+ Caroline Santos de Azevedo; Rosa Monteiro Paulo
094. SIMULADORES DE BRAÇOS ROBÓTICOS – TRIGONOMETRIA E A REPRESENTAÇÃO POLAR
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
095. UMA PRIMEIRA LEITURA EM TRABALHOS RELACIONADOS ÀS AULAS DE MATEMÁTICA NA PANDEMIA DE 2020
Michele Lunkes; Luani Griggio Langwinki
096. WEBQUEST NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO SOBRE POLIEDROS DE PLATÃO COM ORIGAMI MODULAR
Geiciele Raatz Hartwig; Lucas Rickes dos Santos; Amanda Pranke

Total EIXO 4: 14 trabalhos

 

EIXO 5: Resolução de Problemas,  Modelagem Matemática , Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática

Título Autores Texto Vídeo
097. CAMPO MULTIPLICATIVO: REVISÃO DE LITERATURA DE DOIS EVENTOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Alessandra Holanda Cavalcante Mendes; Vania Finholdt Angelo Leite    
098. ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Bianca Noronha; Cláudio José de Oliveira; Alexandre Wegner   
099. EXPLORAÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE COM ALUNAS DA PEDAGOGIA NO FORMATO EAD Márcia Jussara Hepp Rehfeldt  
100. MATEMÁTICA E VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: UMA PROPOSTA DE AULA A PARTIR DA MODELAGEM Mateus Vargas de Azevedo; Bruna Larissa Cecco
101. MATEMÁTICA NA COMUNIDADE: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM SOCIAL Neura Maria De Rossi Giusti; Claudia Lisete Oliveira Groenwald
102. MODELAGEM MATEMÁTICA, SANEAMENTO BÁSICO E SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Ana Carolina Ferreira Rangel; Andrei Luís Berres Hartmann
103. DIFICULDADES NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS EM TRABALHOS DO XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Cássia Eduarda Beck; Luani Griggio Langwinski
104. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO TIPO ABERTOS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Fabiane Fischer Figueiredo; Claudia Lisete Oliveira Groenwald  
105. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS DO RS Ingrid Pereira da Silva; Simone Pozebon              
106. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Rosangela Maria Kowalek; Daniel José Kmita     
107. UMA REVISÃO DE LITERATURA PARA INVESTIGAR PROBLEMAS EM PESQUISAS ENVOLVENDO A MODELAGEM MATEMÁTICA Luana Henrichsen; Cátia Maria Nehring

Total EIXO 5: 11 trabalhos

 

EIXO 6: Educação Matemática e Inclusão

Título Autores Texto Vídeo
108. A MÁQUINA DA ADIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA Heniane Passos Aleixo; Thaís Philipsen Grützmann         
109. DISCALCULIA E A LUDICIDADE Geovana Bade Lutz Candio; Luani Griggio Langwinski    
110. ESCUTAS E ANSEIOS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Thiago da Silva e Silva; Marlise Geller    
111. O ENSINO DA GEOMETRIA PARA CEGOS A PARTIR DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS Tanise da Silva Moura; Angélica Maria de Gasperi; Cátia Roberta de Souza Schernn; Mariele Josiane Fuchs
112. O SISTEMA MONETÁRIO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ATIVIDADES ENVOLVENDO ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Maria Adelina Raupp Sganzerla; Marlise Geller 
113. OBSTÁCULOS, OPINIÕES E EXPERIÊNCIAS: INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DA ZONA RURAL/ Tamires Vilela Ferreira; Thais Oliveira Duque
114. PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AUTISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Juliana Carvalho Bittencourt; Daniele Pereira Ferreira; Tainara Porto da Silva; Maristel Carrilho da Rocha Tunas
115. SALA DE AULA EMERGENTE E O CONTEXTO DA INCLUSÃO ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO Clara de Mello Maciel; Thaís Philipsen Grützmann; Graciela Paz Meggiolaro

Total EIXO 6: 8 trabalhos

 

Esperamos que você goste dos trabalhos apresentados no XIV EGEM