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Eixos Temáticos

EIXO 1: Ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática 

O eixo Ensino e Aprendizagem na e da Educação Matemática visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e aprendizagem na e da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas a/as: práticas docentes; didática; tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais didáticos; avaliação.

 

EIXO 2: Formação de professores que ensinam Matemática

O eixo Formação de professores que ensinam Matemática visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial, entre outros), bem como programas de formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação; prática como componente curricular; estágio supervisionado; formação específica e formação didático-pedagógica; políticas públicas de formação; PIBID; Residência Pedagógica; PNAIC; práticas formativas e profissionais.

 

EIXO 3: Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática 

O eixo Cultura, Etnomatemática, História da Matemática e da Educação Matemática contempla trabalhos, que abordem a Cultura e a Etnomatemática em programas e projetos como procedimentos de ensino e de aprendizagem; a História da Educação Matemática com estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática; a História na Educação Matemática: estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante; a História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático, suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.

 

EIXO 4: Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância 

O eixo Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância inclui pesquisas a respeito do uso de softwares utilizados nos processos de ensinar e aprender matemáticas, processos formativos envolvendo tecnologias digitais, metodologias para o ensino de matemática com tecnologias digitais, educação a distância no âmbito da  Educação Matemática.

 

EIXO 5: Resolução de Problemas,  Modelagem Matemática , Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática

O eixo Resolução de problemas, Modelagem Matemática, Investigações Matemáticas e outras Tendências em Educação Matemática contempla estudos teórico-metodológicos, resultados de pesquisas ou experiências de sala de aula, tendo como aportes o uso destas tendências. Para tanto, esperam-se debates no âmbito da Educação Matemática que as relacionem com a formação docente inicial ou continuada, práticas pedagógicas de ensino e/ou processos de aprendizagem, problematizando diferentes níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.

 

EIXO 6: Educação Matemática e Inclusão 

Incluem-se no eixo Educação Matemática e Inclusão estudos teórico-metodológicos, resultados de pesquisas ou experiências de sala de aula que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas às reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem matemática frente à diversidade e as diferentes especificidades educacionais e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.