Início do conteúdo
Apresentação

XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática 

– EGEM –

Data: 21 a 23 de julho

Local: On-line

Horários: 14h às 17h; 18h às 22h

Tema: A Educação Matemática do presente e do futuro: resistências e perspectivas

 

Objetivo geral:

Problematizar, discutir e analisar as ações da área de Educação Matemática na atualidade e os desafios e as perspectivas para o futuro.

 

Objetivos específicos:

  • Proporcionar espaços e tempos para encontros e discussões de alunos e de profissionais da área de Educação Matemática;
  • Levantar e discutir as problemáticas em relação à área, às práticas profissionais e de pesquisa;
  • Apontar algumas possibilidades para os próximos anos para a área de Educação Matemática no Rio Grande do Sul.

 

Justificativa: O Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) é um evento organizado a cada três anos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/RS) em parceria com uma  instituição de Ensino Superior do RS. Os encontros gaúchos ocorrem desde o ano de 1989, sendo o primeiro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e o último, no ano de 2018, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Neste ano de 2021, o evento será sediado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática, de modo virtual, devido as restrições ocasionadas pelo Covid-19.  O XIV EGEM tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – mestrado profissional, e dos Cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e a Distância da instituição.

O EGEM representa o fechamento de um período de três anos, da diretoria da SBEM/RS, por isso, constitui-se em um momento importante de discussões para os licenciandos, os professores da escola e da universidade, os alunos da pós-graduação, pesquisadores, bolsistas e outros interessados na Educação Matemática.

A proposta do XIV EGEM é de oportunizar a discussão da seguinte temática: “Educação Matemática do presente e do futuro: resistências e perspectivas”. Consideramos que a temática envolve a área de Educação Matemática, na sua amplitude, trazendo a história para falar do presente, as suas rupturas, permanências e possibilidades para enfrentarmos o presente e delinearmos o futuro, com ações de resistência e de coragem.

  Esperamos contar com a sua presença!

A Comissão Organizadora