Título |
Autores |
Texto |
Vídeo |
001. A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESTUDO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE DE AULAS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Mariana Rasador Cossetin; Isabel Koltermann Battisti |
|
|
002. A HORTA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Gabriela da Silva Campos da Rosa de Moraes; Thaís Philipsen Grützmann |
|
|
003. A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS |
Renata Behling de Mello; Marta Cristina Cezar Pozzobon |
|
|
004. A MATEMÁTICA COM SENTIDO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 5º ANO ABORDANDO A MULTIPLICAÇÃO |
Dilce Cardoso |
|
|
005. A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: AÇÕES QUE ORIENTAM O PLANEJAMENTO DE ENSINO |
Cíntia Fogliatto Kronbauer; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; |
|
|
006. A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Luana Vizzotto; Tobias Paloschi; Ana Queli Mafalda Reis Lautério; Bruna Larissa Cecco |
|
|
007. ACOLHIDA MATEMÁTICA (NOTURNO) 2020: CONECTANDO O INGRESSANTE COM O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
Eduarda Hartwig Centeno; Juliana Carvalho Bittencourt; Helenize Calderipe Veleda da Silva; Patrícia da Conceição Fantinel |
|
|
008. ANÁLISE DAS HABILIDADES ALGÉBRICAS ESTIMULADAS POR DIFERENTES MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS |
Daiane Carl; Heloísa Gabriela Paterno |
|
|
009. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS |
Jackson Moraes Pinho; Carmen Teresa Kaiber |
|
|
010. CANÇÕES MATEMÁTICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM |
Sidcley Dalmo Teixeira Caldas |
|
|
011. CLUBE DE MATEMÁTICA EM AÇÃO: A ORGANIZAÇÃO DE UM ROTEIRO PARA UM PROGRAMA DE TELEVISÃO VOLTADO AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Andresa Kaspary Zwirtes; Carine Daiana Binsfeld; Luana Giuliani Losekann; Regina Ehlers Bathelt |
|
|
012. CONTRIBUIÇÕES A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA O PRINCÍPIO EDUCATIVO DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA MATEMÁTICA |
Ana Queli Mafalda Reis Lautério |
|
|
013. CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rosemary Carlesso; Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
|
|
014. DA BRINQUEDOTECA AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS DISCUSSÕES |
Lidiane Lima Vieira de Carvalho |
|
|
015. DIMENSÃO AFETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS RIO GRANDE: UM INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS |
André Nunes Ferreira; Daniela Stevanin Hoffmann |
|
|
016. EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA EM QUADRINHOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado; Isabel Cristina Machado de Lara |
|
|
017. ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O DESINTERESSE DOS ALUNOS |
Camila Pinto Aires; Luana Leal Alves; Marta Cristina Cezar Pozzobon |
|
|
018. EXPERIÊNCIA E IMPACTO DA PARTICIPAÇÃO E PREMIAÇÃO EM OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA |
Heloísa Gabriela Paterno |
|
|
019. GEOMETRIA E ARQUITETURA: RELAÇÕES ENTRE PROCESSOS CRIATIVOS E MODELAGEM MATEMÁTICA |
Maria Luísa Santos Silva; Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
|
|
020. IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: PREPARANDO OS MATERIAIS PARA UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Maria do Socorro Aragão Paim; Antônio Maurício Medeiros Alves |
|
|
021. INTERPRETAÇÃO DE INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Waleska Stefany Moura Diniz; Gilda Lisbôa Guimarães |
|
|
022. LETRAMENTO ESTOCÁSTICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES A PARTIR DA BNCC DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Thuanne Souza Jahnke; João Carlos Pereira de Moraes |
|
|
023. MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOBILIZANDO OPINIÕES DE PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO |
Edneri Pereira Cruz; Érika Campos Marinho de Góes Pires |
|
|
024. MATEMÁTICA, REALIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Cléverton Aramis de Oliveira Tavares; Isabel Cristina Machado de Lara |
|
|
025. O CONCEITO VETOR NA DISCIPLINA DE MECÂNICA GERAL I DE CURSOS DE ENGENHARIA |
Viviane Roncaglio; Cátia M. Nehring; Isabel K. Battisti |
|
|
026. O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Morgana Smaniotto Ribeiro; Isabel Koltermann Battisti |
|
|
027. O ENSINO DE MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DOS PROFESSORES FRENTE À PANDEMIA |
Thalita Fagundes Leal; Filipe Henrique Ramos; Luana Leal Alves |
|
|
028. O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DIFICULDADES DOCENTES |
Filipe Henrique Ramos;Thalita Fagundes Leal; Luana Leal Alves |
|
|
029. O PENSAMENTO MATEMÁTICO DA CRIANÇA E AS EXPLICAÇÕES SOBRE DIVISÃO RÍTMICA MUSICAL |
Norberto Barros Lemos |
|
|
030. O USO DE PORTFÓLIOS NA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA COMO MOTIVADOR PARA ESCRITA DOS ALUNOS SOBRE SUA APRENDIZAGEM E REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Fabiane Rodrigues Viana; Rafael Teixeira Montoito |
|
|
031. O USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO E PIRÂMIDES |
Flávia Naiara Zacarias dos Santos |
|
|
032. ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
Carine Daiana Binsfeld; Maiara Luisa Klein; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
|
|
033. OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO |
Ana Cláudia Spengler Beckenbach; Arthur Leguissamo Medeiros Loureiro; Nelitiane Soares dos Santos; Fabrício Monte Freitas |
|
|
034. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Isadora Batisti; Mauren Porciúncula |
|
|
035. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO |
Tiago da Silva Gautério; Mauren Porciúncula |
|
|
036. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROPOSTAS CURRICULARES QUE PROMOVAM O LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE MODO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Berenice Marques Braz; Mauren Porciúncula |
|
|
037. POTENCIALIDADES E DIFICULDADES DO MATERIAL CONCRETO NÃO ESTRUTURADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Lutieli Rodrigues Botelho; João Carlos Pereira de Moraes |
|
|
038. QUATRO VEZES PLANOLÂNDIA: DO ESTUDO DA OBRA À ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS |
Roger Minks; Rafael Montoito |
|
|
039. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
Carolina Ferreira da Silva; Vanilde Bisognin |
|
|
040. TRÊS ABORDAGENS DO ERRO EM EDUCAÇÃO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Líslei Rutz Wolter; João Carlos Pereira de Moraes |
|
|
041. UMA EXPERIÊNCIA COM GINCANA MATEMÁTICA NAS AULAS DA EJA |
Patricia Michie Umetsubo Gonçalves; Marcos Aurélio da Silva Martins; Thaís Philipsen Grützmann |
|
|
042. UTILIZAÇÃO DE TEMÁTICA DE ENSINO PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
Bárbara Elisa Kranz; Clarissa de Assis Olgin |
|
|